5 cuidados que você deve ter na hora de fazer empréstimo consignado
É melhor prevenir do que remediar, diz o nosso ditado tão sabiamente. Em toda e qualquer ação que tomamos, é necessário um planejamento e uma avaliação de risco. Não seria diferente ao contratar qualquer empréstimo, pois ao fazê-lo você pode ser bem sucedido ou cair em uma armadilha difícil de se livrar, justamente por ser um empréstimo de longo prazo. Sendo assim, o artigo de hoje procurará esclarecer algumas dúvidas sobre a contratação desse tipo de serviço. Desse modo, acompanhe a seguir cinco cuidados que você deve ter na hora de fazer empréstimo consignado!
1. Não contrate empresas desconhecidas
O primeiro cuidado parece óbvio, mas mesmo assim é um caso frequente. Quando você está pensando em fazer empréstimo consignado você primeiro precisa certificar-se de que a empresa possui idoneidade e credibilidade no mercado. As instituições mais indicadas para essa situação são os bancos ou as instituições financeiras cadastradas no Banco Central. Por isso, verifique esse requisito antes de contratar um empréstimo. No caso do Consignado existe mais um fator para você prestar atenção – a empresa que você trabalha precisa ter convênio com o banco ou instituição financeira para que você tenha direito a esta modalidade de crédito.
2. Não assine nada sem ler
Mesmo uma instituição financeira cadastrada no banco central pode gerar algumas dores de cabeça. Isso ocorre porque cada empresa tem a sua taxa de juros e suas condições e, como a sua assinatura é o seu comprometimento, certifique-se de todas as cláusulas e todos os pormenores dessa ação. Claro que nos dias de hoje, com a contratação online e criptografada, os riscos são menores. No entanto, eles não foram extintos e a atenção ao que se está contratando ainda é extremamente necessária.
3. Não contrate mais do que precisa
A educação financeira é fundamental quando se está requerendo um empréstimo consignado. É preciso ressaltar que 30% do seu orçamento poderá ficar comprometido nos próximos anos com as parcelas a pagar do seu financiamento e isso pode afetar diretamente a sua rotina. Contudo, se o contratante assumir a responsabilidade e ficar em dia com as parcelas, será muito mais fácil contratar um novo empréstimo caso haja outra necessidade.
Além disso, planeje todos os passos que serão dados com o empréstimo, saiba para onde está indo o seu dinheiro. Essa é uma ótima forma de fazê-lo render e não cair em outra dívida.
4. Faça simulações e não contrate o primeiro banco
Por vezes, quando estamos em uma situação difícil, tomamos decisões precipitadas. Entretanto, são esses momentos que exigem mais consciência e clareza nas ações. Dessa forma, nunca feche contrato com o primeiro banco ou instituição financeira que encontrar. Com mais calma, procure por simulações, a maioria oferece esse serviço online, e veja qual é o melhor para o seu bolso.
5. Confira os valores de entrada e desconto
Após contratado o serviço é preciso estar sempre a tento aos seus procedimentos. Cheque sempre o dinheiro que foi descontado de sua receita e o dinheiro que foi depositado em sua conta. Verifique se tudo está de acordo com o contrato e, caso não esteja, acione a instituição financeira credora imediatamente.
Gostou de nossas dicas? Entre em contato conosco e saiba muito mais! Você também pode cadastrar sua empresa em nosso site e ficar por dentro de todas as nossas novidades.