Saiba mais sobre como funciona o cálculo para quitação de empréstimo
Acabar com a dívida o mais rápido possível é uma maravilha, não é? Além de ser menos uma obrigação, ainda dá para economizar um dinheiro. Portanto, ao conseguir um recurso extra, vender um bem ou receber o décimo terceiro salário, entenda como funciona o cálculo para quitação de empréstimo.
As vantagens de quitar o empréstimo
Quitar o empréstimo antecipadamente é quase sempre uma ótima alternativa. Com isso, é possível economizar nos juros que seriam cobrados nas prestações posteriores e ainda permite organizar melhor a vida financeira. Por exemplo, não é necessário manter a prestação separada no orçamento, podendo usá-la para outro objetivo ou para investir.
Em qualquer empréstimo existem os juros. Afinal, é assim que os bancos ganham dinheiro, o que faz que esta prática seja vantajosa para eles. Portanto, ao fazer a quitação do empréstimo, a exposição aos juros é limitada. Dependendo da dívida, como o cartão de crédito e o cheque especial, os juros podem ser altíssimos, já que estas duas modalidades têm os maiores juros de todo o país.
O direito de antecipar
Portanto, existe o direito de antecipar os pagamentos e quitar o empréstimo sempre que desejar. E em contratos assinados depois de 2007, não podem ser cobradas tarifas extras por conta da quitação antecipada.
Não é necessário quitar todo o resgate da dívida de uma vez, podendo abater o valor parcialmente. Então, mesmo que o recurso não seja suficiente para abater toda a dívida, vale a pena fazer isso com o valor que for possível.
A fórmula do cálculo
Agora chegamos ao ponto mais importante: como fazer o cálculo para a quitação de empréstimo. Para fazer este cálculo você precisa saber qual é o saldo ainda a pagar do contrato e a taxa de juros contratada. Com esta informação você calcula qual o valor presente do empréstimo para até a data que irá realizar o pagamento.
Como quitar o empréstimo?
Agora que ficou claro como funciona o cálculo para quitação de empréstimo, basta seguir com o procedimento. Para isso, é necessário entrar em contato com a instituição e informar que pretende fazer isso que eles irão imprimir um boleto com o valor restante a pagar.
Então, da próxima vez que um funcionário puder quitar um empréstimo você pode orientá-lo muito melhor. E se quiser trazer ainda mais conforto e eficiência para os seus funcionários, cadastre a sua empresa na nossa plataforma!