Blog da Crédito Folha

É possível usar FGTS em empréstimo consignado?

Essa é uma das perguntas mais recorrentes, quando o assunto é empréstimo consignado. E a resposta é bem simples: SIM. Pela lei 13.313 de 2016, você pode usar o Usar FGTS em empréstimo consignado, ele servirá de garantia para operações de crédito em até 10% do valor total. Ou, no caso de demissão sem justa causa, é possível utilizar até 100% do FGTS como garantia do empréstimo consignado.

Para saber tudo sobre essa lei que facilita a concessão de crédito, leia o texto abaixo e entenda como usar seu FGTS de maneira segura para conseguir um empréstimo consignado.

 

Se você quer saber ainda mais detalhes sobre o funcionamento do empréstimo consignado, baixe agora mesmo um guia completo sobre o assunto no site do Crédito Folha!

cta-ebook-guia-completo-do-emprestimo-consignado

 

Usar o FGTS em empréstimo consignado como garantia: vale a pena?

A resposta a essa pergunta também é um sonoro sim. E por quê? Como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, sempre existe o risco de o trabalhador perder o emprego e não ter mais como honrar a dívida.

Contudo, quando o FGTS está por trás da operação financeira, lastreando-a, o empréstimo pode sair mais barato, com juros menores. Afinal, existe uma garantia que assegura o pagamento do empréstimo. Portanto, vale a pena, procurar por essa modalidade de empréstimo consignado.

Na plataforma Crédito Folha o gestor de Recursos Humanos tem uma área para gerenciar as solicitações de crédito e quando achar necessário, pode negar o crédito ao funcionário mesmo quando o banco aprova, principalmente quando já tem conhecimento que o funcionário será demitido e que com isso não conseguirá arcar com o pagamento do empréstimo.

Empréstimo consignado com FGTS de garantia: para quem?

Outra boa notícia dessa nova lei é que todos aqueles que são beneficiários do FGTS podem usar essa modalidade de empréstimo consignado. Idosos e deficientes, assim como mulheres que são chefes de família e famílias com baixa renda têm prioridade. Mas, em geral, qualquer cidadão com direito ao FGTS pode conseguir um empréstimo.

O setor de RH pode produzir material informativo para distribuir entre os trabalhadores, indicando as principais características do empréstimo consignado com FGTS como garantia.

Empréstimo consignado com FGTS de garantia: onde conseguir?

Você pode procurar nos bancos que estão oferecendo essa linha de crédito ou perguntar na sua empresa, no setor de Recursos Humanos, se ela tem alguma afiliação com empresas de crédito. Lembre-se que os juros para esse tipo de empréstimo consignado não podem ultrapassar os 3,5% ao mês.  

E o prazo de pagamento?

Para empréstimo consignado com FGTS de garantia, o prazo de pagamento é de 48 meses, ou seja, quatro anos.

E o limite de crédito?

Assim como nos outros tipos de empréstimo consignado, a modalidade que conta com FGTS de garantia também permite que, no máximo, 30% do salário do trabalhador seja comprometida na operação. Trata-se de uma medida de segurança, que é boa para ambos os lados, tanto para quem concede o crédito, quanto para o trabalhador. Além do valor ser bastante interessante, o tomador de crédito pode refazer toda a sua despesa financeira, sabendo que 30% do seu salário estará automaticamente separado para pagar o empréstimo.

E se eu for demitido?

No caso de demissão por justa causa, não vai haver a liberação do benefício. Então é preciso estar atento a esse ponto. Já, no caso de demissão sem justa causa, a entidade que concedeu o crédito tem acesso a 100% do valor do FGTS para poder quitar a dívida. Se houver saldo remanescente, após a quitação, o valor restante é depositado na conta do trabalhador, vinculada ao benefício.

Dessa forma, é imprescindível a mediação do setor de Recursos Humanos e do gestor de RH para que o processo ocorra de maneira eficaz.

Se você é Gestor de Recursos Humanos acesse o site da Crédito Folha e saiba mais.

 

Comments ( 10 )

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Ganho benefício posso usar o FGTS p empréstimo ganho benefício auxílio acidente 91

Reply

Pela nova lei você poderá em breve usar seu FGTS como garantia do crédito. Como isso é uma novidade estamos aguardando instruções.

Reply

Eu estou com nome sujo no Serasa eu posso fazer empresta sim mesmo

Reply

Olá Severino, algumas instituições aceitam fazer crédito para quem está com o nome sujo no Serasa. Você tem que buscar qual a instituição financeira que aceita.
https://ec2-107-22-131-111.compute-1.amazonaws.com/wp-admin/edit-comments.php#comments-form

Reply

Eu estou com CPF irregular no comércio mesmo assim eufazer empréstimo

Reply

Olá Severino, bom dia!
Algumas instituições aceitam que você solicite empréstimo mesmo com o CPF irregular. Você tem que procurar qual permite.
A instituição que a Crédito Folha tem parceria não aceita.

Reply

meu nome é Lucia Cristina da Silva te 21 anos que eu trabalho com carteira fechada no hospital santa Lucia mais ele não te benefício com a caixa eu queria saber se eu posso pega um dinheiro de empréstimo pra limpar meu nome

Reply

Olá Lucia, para você solicitar um crédito consignado a empresa que você trabalha precisa ter convênio com alguma instituição financeira. Fale com o RH da empresa e pergunte a eles se a empresa tem convênio. Caso não, peça para o RH entrar em contato conosco pelo e-mail: contato@ec2-107-22-131-111.compute-1.amazonaws.com
Não há custo para a empresa fazer o convênio.

Reply

Sou concursada e pretendo pedir exoneração, posso usar meu FGTS para quitar meu consignado da Caixa??

Reply

Daniele, a lei permite que você use até 30% do valor da sua rescisão para abater no seu empréstimo consignado. Mas você pode encerrar a sua dívida a hora que quiser caso você tenha o valor disponível para pagar, só solicitar que eles tragam ao valor presente o saldo devedor.

Reply