Empréstimo Pessoal: O que é e como funciona?
Todo mundo, em algum momento, precisa de um dinheiro rápido. Seja para cobrir uma dívida muito grande ou para lidar com algum momento de emergência, o empréstimo pessoal é uma opção que pode ajudar a resolver o problema. Vamos ver o que é, como funciona, além de alguns cuidados que precisam ser tomados com o empréstimo pessoal.
O que é o empréstimo pessoal?
A definição de empréstimo pessoal é muito simples. É uma quantia em dinheiro, que será recebida por uma pessoa física a partir de uma instituição financeira, que deve ser pago completamente, após um período de tempo e com um acréscimo de juros acertados no momento da contratação.
Ao solicitar o empréstimo, é feita uma análise de crédito, para verificar se existem condições de pagamento e risco de inadimplência, e se for aprovado, o dinheiro é liberado.
Esse crédito tem algumas características especiais. A primeira é que, ao contrário do financiamento, por exemplo, não existe necessidade de comprovar qual é o objetivo do empréstimo. Outra, é que por conta da facilidade de liberação e do alto grau de risco para o banco, tem juros em um valor um pouco elevado. Uma opção com valores bem mais em conta é o empréstimo consignado. Confira no site da Crédito Folha www.creditofolha.com.br tudo sobre essa opção.
Quando pedir um empréstimo pessoal?
Por conta dessas características, o empréstimo pessoal é muito usado para cobrir dívidas que têm juros muito grandes, como o cartão de crédito ou o cheque especial, que são ainda maiores. Nesse caso, é interessante calcular qual é o Custo Efetivo Total para avaliar a melhor opção. Dentre estas três, o empréstimo pessoal geralmente sai mais barato.
Por outro lado, essa opção também é válida para casos em que há a necessidade de um dinheiro rápido, por alguma emergência. Um tratamento médico caro é um exemplo em que o empréstimo pessoal pode surgir para ajudar a diminuir os impactos do problema.
Como pedir o empréstimo?
Em primeiro lugar, não existe nenhuma regra para a obtenção do empréstimo. Ou seja, mesmo pessoas com o nome sujo podem adquiri-lo. Tudo depende da instituição escolhida e sua política interna. Porém, nesses casos, os juros tendem a ser mais altos. Por isso, como em qualquer empréstimo, o primeiro passo antes da contratação é fazer uma pesquisa para encontrar o melhor valor.
Porém, no crédito pessoal, esse valor irá ser razoavelmente alto e não tem muito como fugir disso. O empréstimo pessoal apresenta um risco maior para o banco ou para a instituição financeira, que compensa isso, com a cobrança de juros um pouco mais altos. Especialmente nos casos de pessoas com histórico de inadimplência.
Cuidados ao pedir o empréstimo
Por conta de todas essas características, é preciso tomar cuidado ao pedir esse modelo de empréstimo. Em primeiro lugar, em relação ao valor. Esse depende da sua renda, e será determinado após uma análise de crédito.
Porém, como conseguir o empréstimo é relativamente fácil, os bancos e as instituições podem oferecer mais do que o necessário. Isso é bastante perigoso, e essa dívida pode facilmente sair do controle. É preciso tomar bastante cuidado e ter muita disciplina, tanto para não levar mais prejuízo, como para fazer os pagamentos da maneira correta.
O empréstimo pessoal é uma opção que pode ser a solução em alguma emergência. Mas, existem também outras, como o crédito consignado saiba o que é crédito consignado privado, por exemplo. Para saber mais sobre esse modelo, confira o site da Crédito Folha www.creditofolha.com.br.