Como a tecnologia pode facilitar o trabalho de RH
O crescimento de qualquer empresa no mercado atual está diretamente ligado ao investimento em inovação. E, mais do que um diferencial competitivo, a tecnologia no mundo dos negócios hoje é uma necessidade. Essa nova era também revolucionou o mercado de RH, facilitando rotinas e criando novas possibilidades.
O conceito de gestão de recursos humanos mudou profundamente nos últimos anos. Aquela rotina que sempre fez parte do trabalho dos profissionais de Recursos Humanos, com toneladas de papéis e formulários, não é mais compatível com as novas tendências. Mas, na prática, como a tecnologia pode facilitar o trabalho de RH?
1 – Otimização de processos
A evolução tecnológica dentro do mercado de RH é marcada pela otimização dos processos, especialmente através dos sistemas de automação. Tarefas operacionais em planilhas ou qualquer outra atividade manual deram lugar aos softwares de RH, que facilitam o cadastro de atividades e reduzem consideravelmente a possibilidade de falhas.
A computação em nuvem (cloud computing) também está dentro deste contexto, proporcionando a possibilidade de gerir os recursos humanos fora da empresa, já que é possível trafegar, armazenar e disponibilizar dados através de tablets e smartphones.
2 – Tecnologias para recrutamento e seleção de colaboradores
O processo de recrutamento e seleção de colaboradores foi um dos que sofreu influência direta das novas plataformas. Aquela maçante pilha de currículos deu lugar a uma triagem automatizada, tornando o processo muito mais simples e assertivo. Os próprios softwares especializados ajudam a filtrar a qualidade dos candidatos.
Anteriormente, esse tipo de seleção era baseado fundamentalmente na experiência ou nos aspectos técnicos do cargo. Agora, uma plataforma própria é utilizada para colocar os resultados. A seleção não é mais feita na base do achismo ou da intuição, mas sim através da interpretação de dados concretos.
Dentro da área de Recursos Humanos, ganhou força o conceito de People Analytics. O termo se refere ao processo de analisar dados para estudar o comportamento não apenas de candidatos, mas também dos próprios funcionários.
3 – Redes sociais para melhorar o fluxo de comunicação interna
A importância das redes sociais também não pode ser ignorada. Sabe-se que gestores de RH frequentemente recorrem a elas para processos de recrutamento, mas elas possuem uma função ainda mais importante dentro da rotina destes profissionais: a possibilidade de melhorar o fluxo de comunicação interna.
São as chamadas redes sociais corporativas, que facilitam o compartilhamento de informações pertinentes aos colaboradores, ao passo que também os aproxima da própria empresa. As plataformas digitais chegaram para melhorar a comunicação entre empresa e colaborador, trazendo flexibilidade para o ambiente de trabalho.
4 – Videoconferência
Dada a importância dos treinamentos para o desenvolvimento de Recursos Humanos em uma empresa, a tecnologia também atua como facilitadora nesse quesito. As videoconferências estão sendo cada vez mais utilizadas para este tipo de ação, além do próprio sistema de e-learning, onde o conteúdo é publicado em uma plataforma online e pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar.
5 – Plataforma de crédito online
A tecnologia também é aliada quando o assunto é empréstimo com desconto em folha. A Crédito Folha é uma plataforma de crédito 100% online, atendendo os colaboradores que precisam de crédito sem que precisem sair de casa e com juros muito mais baixos.
A dedução do empréstimo é diretamente da folha de pagamento, evitando o risco de “calote” – e mesmo que ele aconteça, a sua empresa não sofrerá o impacto da dívida. Ficou interessado? Para mais informações, entre em contato.