Blog da Crédito Folha

O RH e os Obstáculos nas Empresas para Vencer as Resistências as Novas Tecnologias

O medo de mudanças está presente na vida de muitas pessoas. E quando as mudanças se referem ao ambiente de trabalho, a insegurança é ainda maior. Afinal, há quem prefira trabalhar com uma rotina mais estabelecida, sobretudo aqueles com muito tempo de casa.

Porém, a transformação digital e o advento das novas tecnologias fazem com que as mudanças dentro das organizações sejam uma necessidade. A propósito, mudanças sempre aconteceram. O que mudou foi a velocidade com que elas acontecem. E quanto maior a mudança, maior pode ser a resistência as novas tecnologias por parte dos colaboradores. Qual o papel do RH para vencer estes obstáculos?

Facilitando o processo de adaptação

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam se reinventar a todo momento. A busca é sempre pela otimização dos processos, investindo em tecnologias que reduzam os desperdícios e gerem melhores resultados para o negócio.

Porém, isso impacta diretamente na rotina dos trabalhadores. E assim como em qualquer outro aspecto da vida, há quem não saiba lidar com o novo – ou resista a ele o quanto pode. É neste sentido que o RH deve agir para facilitar este processo de adaptação.

Treinamentos são necessários

O primeiro passo é fornecer os devidos treinamentos e recursos necessários para que os colaboradores possam entender o funcionamento das novas tecnologias.

Grande parte do medo do novo mora exatamente na insegurança em ser capaz de lidar com a nova rotina e, consequentemente, manter o emprego. Entretanto, a partir de treinamentos, debates e aulas, é papel do RH mostrar como aquela transformação vai otimizar o trabalho dos funcionários e o que é necessário para manejá-las.

Para isso, claro, é necessário que a implementação da mudança também seja feita em um tempo suficiente para que os colaboradores se adaptem à transição. A pressa é inimiga da perfeição, portanto, o tempo da mudança é fundamental para diminuir a resistência.

A importância da comunicação

Em paralelo a isso, a comunicação interna também precisa ser trabalhada neste processo. O motivo é simples: convencer o colaborador de que aquela solução será benéfica não apenas para a empresa, mas também para a própria rotina de trabalho. Um trabalho bem feito neste sentido evita o surgimento de rumores e também de um sentimento de pessimismo pelos corredores da empresa.

Não obstante, o próprio RH também deve atuar como exemplo. Afinal, não são poucas as mudanças que a tecnologia provocou no ambiente desta atividade: softwares de recrutamento e seleção, Big Data, onboarding (integração de novos colaboradores no ambiente de trabalho); video conferências; chatbots (um programas que tentam simular um ser humano na conversação com as pessoas), etc. Logo, a partir do momento em que a burocracia também é eliminada no próprio setor, os líderes se sentem ainda mais engajados para transmitir essa determinação ao restante do time.

Por fim, os profissionais de Recursos Humanos também devem estar abertos a feedbacks, deixando os colaboradores à vontade para desabafar sobre as mudanças ou mesmo sugerindo ideias.

A Crédito Folha, plataforma online de crédito consignado privado, vem adotando o uso das novas tecnologias para facilitar o trabalho dos seus colaboradores. Como resultado deste trabalho, a empresa tem obtido ótimos resultados em produtividade, satisfação dos funcionários  e redução de custos. E isso permitiu que a empresa ofereça um serviço com melhor qualidade e  custos mais baixos para seus clientes.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.