Empréstimo Pessoal x Cheque Especial: qual a diferença entre os dois?
Quem nunca ficou no vermelho que atire a primeira pedra. Felizmente, o mercado conta com muitas alternativas para quem precisa de dinheiro em uma urgência, seja na hora de pagar as dívidas ou mesmo de comprar algo.
De uma forma até inconsciente, costumamos dar preferência às modalidades de crédito que proporcionem a menor burocracia possível. Dentre tantas alternativas, podemos citar duas como exemplo: o empréstimo pessoal e o cheque especial. Mas qual o menos oneroso? Quais são as diferenças entre os dois? Descubra na sequência do artigo qual a melhor opção para o seu bolso.
Cheque especial
O cheque especial é uma modalidade de crédito não-obrigatória que fica atrelada à conta bancária. Quando o usuário abre uma conta é feita uma análise de crédito para determinar qual será o valor disponível no cheque especial, isto é, de acordo com a sua credibilidade financeira.
Cuidado com a “pegadinha”
Entretanto, esta opção pode ser uma armadilha. Isto porque o dinheiro é disponibilizado já somado ao saldo da sua conta, ou seja, cria uma falsa ilusão de que este é um saldo “garantido”. A consequência é simples: se você não tem controle das suas finanças, é provável que a dívida vire uma bola de neve e você não consiga quitá-la de forma simples.
A dica para quem escolhe o cheque especial, portanto, é ficar atento ao valor exato que há na sua conta. Com esse controle, você não corre risco de usar o crédito do cheque especial sem saber.
Diferentemente do empréstimo pessoal, não há uma data específica para você quitar o débito do cheque especial. No entanto, esta modalidade de crédito possui as taxas de juros mais altas do mercado – elas normalmente começam a correr no primeiro dia útil de cada mês. Em 2018, essa média de juros foi de 13,26% ao mês.
Empréstimo Pessoal
Já o empréstimo pessoal é um serviço oferecido por bancos e instituições financeiras, na qual o cliente solicita um valor e essa instituição faz uma análise de crédito antes de o empréstimo ser efetuado.
Essa modalidade de empréstimo está cada vez mais popular. Uma das vantagens em relação ao cheque especial é com relação aos juros: nos bancos privados, as taxas variam de 4 a 10%, ou seja, pelo menos duas vezes menos em relação ao cheque especial.
Praticidade
Ademais, o empréstimo pessoal está cada vez mais prático com o advento do empréstimo online. Muitas fintechs oferecem este serviço, o que facilita a vida de pessoas com pouco tempo para se deslocar a uma agência bancária para pedir empréstimo. Como se não bastasse, a burocracia costuma ser menor e os juros são ainda mais baixos.
Obviamente, ainda existem pessoas que se mostram receosas em fazer este tipo de transação de forma online. No entanto, esta modalidade é bastante segura, e você inclusive tem a opção de pesquisar sobre a reputação da empresa fornecedora de crédito na internet. O empréstimo pessoal online é ideal especialmente para quem precisa de valores menores, seja para dívidas ou algum tipo de imprevisto.
Ficou interessado? Então conheça a Crédito Folha, uma plataforma online de crédito. Para mais informações entre em contato conosco!