O Cadastro Positivo e seus Benefícios
Para facilitar a vida financeira dos cidadãos, o cadastro positivo foi lançado em 2011, tendo a lei entrado em vigor em 2013, com a proposta de compor um banco de dados para reconhecer os consumidores que são bons pagadores de parcelamentos.
Diferentemente do que acontecia antes de tal medida, em que os bancos e instituições financeiras só tinham acesso aos dados negativos do consumidor, agora é possível também visualizar as boas ações financeiras que o consumidor exerceu ao longo dos anos, o que facilita a análise de crédito para liberar empréstimos ou cartões.
Neste ano, o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro sancionou um projeto que altera o texto e as diretrizes do cadastro positivo. A medida, considerada positiva, permite que os bancos e outras instituições financeiras possam incluir o nome de consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia do cidadão, o que já acontecia com o cadastro negativo.
Antes de tal alteração, a inclusão do nome positivo era opcional, o que acabava fazendo com que muitas pessoas esquecessem ou até mesmo desconhecessem tal recurso, não conseguindo assim aprovações de crédito. Agora, mesmo que ela não tenha conhecimento sobre esse recurso ou simplesmente não tenha incluído o nome, o mesmo já será adicionado automaticamente, o que dinamiza e facilita a vida dos cidadãos.
O que é cadastro positivo?
Ele se caracteriza por um banco de dados que reúne informações de consumidores com um bom histórico de pagamentos. Ou seja, aqueles cidadãos que pagam suas contas em dia e não se encontram inadimplentes com nenhuma empresa. Isso faz dele um bom pagador, o que é algo decisivo positivamente para os bancos e financeiras na hora de conceder crédito para o solicitante.
Assim, podemos dizer que ele serve como uma referência para lojas que possuam crediários, bancos e financeiras para identificar os bons pagadores. Diferentemente do cadastro negativo, em que só são mostradas as dívidas e inadimplências, sem contar com as ações positivas, o cadastro positivo pode demonstrar que, apesar de o consumidor ter devido alguma conta em específico, o mesmo possui um histórico positivo. Ele mostra quando você ficou inadimplente e, ao mesmo tempo, destaca todas as vezes que você pagou suas contas em dia. Isso acaba flexibilizando a análise e ajudando os clientes a conseguirem crédito mais facilmente.
Visto isso, podemos elencar diversos benefícios para quem está inserido no cadastro positivo. Veja alguns deles:
Ofertas mais justas de crédito
Com uma avaliação mais positiva e realista sobre o consumidor, ele promete reduzir o custo dos empréstimos e financiamentos mediante uma melhor avaliação do risco. Com isso, as ofertas de crédito são melhores e mais justas. As ofertas de crédito também vão acontecer em maior quantidade, o que, consequentemente, abaixará os custos e aumentará as possibilidades de crédito.
Ajuda quem está negativado
Partindo da premissa de que existe a possibilidade de bons pagadores criarem dívidas esporádicas por problemas pontuais em sua vida financeira, todos estamos sujeitos a “sujar o nome”. Com o cadastro positivo, é possível analisar os bons pagamentos do consumidor, ajudando-o a conseguir crédito para quitar tais dívidas e limpar o nome, o que não era possível apenas com o cadastro negativo.
É gratuito
Quem quer ser incluído e se manter no cadastro positivo, não precisará pagar nada a mais pelo serviço. O cadastro acontece gratuitamente no sistema do site do Serasa Consumidor.
Está precisando de crédito? Conheça a Crédito Folha, plataforma online de crédito para funcionários de empresa privada. Entre em contato conosco e saiba mais.