Afinal, empréstimo para viagem é uma boa opção para as férias?
Para quem deseja viajar, mas não realizou um planejamento financeiro adequado e tem apreensão em relação aos custos desta viagem, uma excelente alternativa para viabilizá-la pode ser por meio de um empréstimo especial.
Algumas instituições financeiras, como Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Itaú, propiciam aos seus clientes linhas de crédito especiais na modalidade “Empréstimo para Viagem”.
Estas linhas flexibilizam a vida de quem quer viajar, mas conta com dificuldades para custear a empreitada à vista. Ao cobrir parte da quantia do pacote de viagem, elas estabelecem prazos de pagamento de até 48 meses.
Como funciona o empréstimo?
É importante que mesmo sem um planejamento financeiro apropriado para uma viagem de férias, as despesas básicas para o período sejam previstas e calculadas. Qual o meio de transporte escolhido para a viagem? Quantas pessoas irão? Qual a hospedagem? Quais os destinos pensados?
A partir das respostas a esses e outros questionamentos, o viajante poderá ter a segurança de que o empréstimo é a melhor opção para viabilizar as despesas que vão aparecer.
O empréstimo vai cobrir gastos com passagem, hospedagem e passeios, não contemplando variáveis como alimentação e compras. Dessa forma, ao apresentar o pacote de viagem a uma instituição financeira que oferece esta modalidade, o cliente vai poder negociar a quantidade de parcelas e os valores a serem pagos mensalmente.
É recomendável que o futuro viajante pesquise, simule e compare nas instituições que oferecem a opção de empréstimo qual a que melhor se encaixa na sua realidade. Há simuladores que calculam as taxas de juros, auxiliando na tomada de decisão do cliente.
Requisitos do empréstimo para viagem
São exigidas algumas normas para o acesso a esses créditos de financiamento, e cada instituição pode apresentar regras diferenciadas. Mas basicamente vão ser solicitados a apresentação de documento de identificação (CNH ou RG), comprovante de residência e comprovante de renda atualizado.
Os dados serão checados pelas instituições e alguns aspectos vão ser levados em consideração para a liberação do benefício. O cadastro de dados vai ser minuciosamente apurado, para a certificação de sua legalidade.
Além disso, haverá uma consulta aos órgãos responsáveis como SPC e Serasa para checagem de nome no mercado. Outra análise será feita por meio do score de crédito, que é a certificação que uma instituição financeira tem em relação à capacidade de quitação de empréstimos ou financiamento de um solicitante.
Vantagens de um empréstimo para viagem
Além do prolongamento do prazo para a quitação do empréstimo, que pode ser até de 48 meses, possibilitando o parcelamento do mesmo, outra relevante vantagem tem a ver com os juros.
Nos empréstimos para viagem, os juros são muito inferiores aos do cartão de crédito, por exemplo. Neste sentido, é uma escolha bem mais viável.
A praticidade de contar com um dinheiro rápido na conta bancária é outra condição valiosa ao optar pela modalidade de empréstimo.
Cuidados a serem tomados
Já que o empréstimo não cobre despesas como compras e alimentação, é fundamental que o viajante tenha consciência sobre os gastos que vão ser bancados por ele.
Gastos dispensáveis podem comprometer o controle financeiro, principalmente no retorno da viagem. A avaliação de todas as possibilidades e condições oferecidas pelos bancos que dispõem da modalidade de empréstimo para viagem também é necessária.
A cobrança de taxas e juros para a contratação de serviços varia para cada instituição, portanto os cálculos precisam ser pesados no custo total previsto para a viagem.
Cadastre-se aqui para receber mais informações.