Como a Inteligência Artificial pode ser Aplicada no Setor Financeiro
A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta que permite que as máquinas aprendam com experiências e realizem tarefas do mesmo modo que os seres humanos. A tecnologia possui diversas aplicações e pode ser muito útil no setor financeiro.
Principais Aplicações e Vantagens
As principais aplicações da inteligência artificial no setor financeiro são relativas a atendimento virtual aos clientes e automação robotizada de processos internos. Há várias vantagens adquiridas com a utilização da tecnologia de IA, como a agilidade dos processos em que ocorre a retroalimentação de informações, o que agiliza a coleta de dados e a validação e comparação de documentos resultando na escalabilidade. Outra vantagem é que se torna mais rápida a identificação de um padrão de fraudes, devido à efetividade de ações e cálculos. A redução de custos é outra vantagem, pois a equipe trabalha de maneira mais estratégica, aumentando a produtividade e diminuindo os gastos operacionais.
Inteligência Artificial nos Investimentos
Umas das aplicações da IA no setor financeiro está relacionada a investimentos em ações. Por depender de muitas variáveis é difícil calcular com precisão o que vai ser ou não, uma ação valiosa amanhã em comparação com hoje. A inteligência artificial pode ajudar com isso por meio de algoritmos, automação e análise preditiva.
Os robôs de análise são capazes de lidar com dados cada vez mais complexos e identificar a não linearidade do mercado financeiro e das ações. Sem contar outras inovações, como a pesquisa inteligente de dados textuais da internet e a personalização de investimentos que também colaboram para melhorar o desempenho do trabalho com ações.
Inteligência Artificial nos Bancos
Os bancos têm investido nos bots de atendimento tanto para atender o cliente como para oferecer explicações sobre os serviços que oferecem. Além disso, os robôs também são uma aposta e servem para realizar análises sobre o mercado financeiro global e para dar dicas aos clientes. Algo muito interessante que os robôs podem oferecer é a personalização, já que são capazes de utilizar o histórico e preferências do cliente para sugerir serviços, produtos e preços que melhor se encaixem a cada cliente individualmente.
Inteligência Artificial e Blockchain
O blockchain é como um banco de dados on-line e público onde por meio da descentralização, busca tornar a distribuição de informação mais confiável. Não requer um agente externo e centralizador para validar o processo, o que faz do blockchain útil para o setor financeiro.
Aliar a inteligência artificial com o blockchain pode resultar em mais segurança, já que o blockchain é um sistema muito complexo. A criptografia do blockchain aplicada para proteção de dados gera um ambiente digital muito mais seguro, o que permite que todas as funcionalidades da inteligência artificial sejam otimizadas. O maior benefício é que com o blockchain é possível acessar grandes quantidades de informações ao redor do mundo e os dados obtidos são mais confiáveis.
A aplicação da inteligência artificial no setor financeiro serve para otimizar vários processos, o que significa que a tecnologia será cada vez mais explorada. Seja para melhorar o atendimento ao cliente ou agilizar o trabalho dentro da empresa, a IA só tem a acrescentar ao setor financeiro.
Você gostou do assunto e quer mais informações sobre o setor financeiro? Entre em contato conosco através do site.