5 dicas para seus funcionários usarem o crédito consignado com prudência
O crédito consignado é uma ótima solução para quem precisa de um dinheiro rápido. Ele foi criado com objetivo de facilitar o acesso ao empréstimo para pensionistas, aposentados e, é claro, os funcionários da sua empresa. Porém, apesar de eliminar ao máximo a burocracia e ter os juros bem menores, ele ainda é um empréstimo e por isso, deve ser usado com cuidado. Vamos ver então, 5 dicas para o seu funcionário aproveitar o crédito consignado com prudência.
1 – O empréstimo precisa ter um objetivo específico
As excelentes condições do crédito consignado fazem com que ele seja bem tentador, e muitas vezes, seja usado para alcançar objetivos para os quais ele não valha a pena. Por exemplo, é comum encontrar situações em que ele é usado para pagamentos do dia a dia, ou para objetivos menores como a compra de um eletrodoméstico.
Enquanto ele funciona, e pode até ser usado em uma emergência, o seu dinheiro pode ser gasto com mais eficiência se existe um planejamento financeiro para cobrir os gastos futuros, sem precisar contar com o empréstimo.
Lembrando que o objetivo maior do crédito consignado é trocar dívidas caras por uma opção mais barata. Por exemplo, as dívidas do cartão de crédito ou do cheque especial.
2 – Avalie muito bem o crédito
Após determinar o objetivo por trás da necessidade do crédito, o ideal é avaliar todas as opções disponíveis de modo a escolher a melhor opção. Primeiramente, é preciso avaliar se o crédito está de acordo com a sua necessidade e a sua disponibilidade financeira. O empréstimo consignado é bem positivo neste aspecto, já que tem vantagens comparativas bem claras em relação a qualquer outro.
3 – Faça um planejamento financeiro bem detalhado
Outra dica fundamental é evitar o acúmulo exagerado de pagamentos. Para isso é preciso fazer sempre o planejamento financeiro.
Primeiramente, o quanto da sua renda você irá comprometer para o pagamento do empréstimo. Existe a estipulação por Lei de que esse valor deve ser de até 30% do salário, mas o ideal é trabalhar com um número um pouco menor. Afinal, nunca se sabe o que pode acontecer e é sempre bom deixar uma “gordurinha” sobrando.
4 – Evite acumulações
Outro aspecto importante do planejamento é deixar o caminho limpo para o empréstimo. Ou seja, é preciso avaliar quais são os outros pagamentos que irão ser feitos durante o pagamento da dívida. O objetivo é deixar sempre a menor quantidade de pagamentos possíveis de modo a evitar acumulações que podem fazer necessário pedir um novo empréstimo para cobrir. O efeito bola de neve pode ser difícil de parar. Porém, caso você precise de um novo crédito, tente renegociar o empréstimo consignado que já possui ampliando o prazo de pagamento e quem sabe receber alguma diferença em dinheiro a seu favor.
5 – Faça sempre o acompanhamento financeiro
É fundamental também fazer um acompanhamento detalhado durante o pagamento de modo a ter a dimensão exata da dívida antes de comprometer o dinheiro em outra operação. Como não existe um boleto, ou uma cobrança bem clara, já que o desconto é automático, é um pouco difícil visualizar o impacto que isso tem nas finanças, e como o próprio salário diminui durante o pagamento. É preciso fazer o controle.
O empréstimo consignado não é um bicho de 7 cabeças. Pelo contrário. É uma modalidade financeira com alguns dos menores juros do mercado e uma condição de pagamento que traz muitas vantagens. Mas é preciso cuidado para usar esse recurso com responsabilidade e prudência.
Na Crédito Folha, você pode ajudar a deixar os seus funcionários bem educados sobre os empréstimos, além de contar com um parceiro experiente. Cadastre a sua empresa conosco e faça essa operação com muito mais segurança.