Empréstimo para autônomos: entenda como funciona
O empréstimo para autônomos é um recurso utilizado pelas pessoas que precisam de um dinheirinho extra, porém não possuem uma profissão com registro em carteira. É comum surgirem dúvidas em relação a esse tipo de procedimento, principalmente no que diz respeito à comprovação de renda.
No entanto, com os documentos certos, como o extrato de movimentação bancária, é possível comprovar o seu bom comportamento e seus antecedentes financeiros, e conseguir o empréstimo pessoal para autônomos.
Você sabe como funciona essa modalidade de empréstimos? Sabe quais procedimentos são necessários? Neste texto, falaremos mais detalhes sobre como conseguir dinheiro emprestado para os casos de pessoas que são trabalhadoras autônomas. Acompanhe a leitura!
Empréstimo online
Todos sabem que nos dias de hoje existem múltiplas variedades de empréstimos disponíveis nas instituições. A modalidade à qual as pessoas, que possuem carteira de trabalho assinada, geralmente recorrem é o empréstimo consignado. Nesse tipo de operação, o banco ou instituição financeira que oferece o dinheiro cobra a prestação diretamente na folha de pagamento do contratante.
Porém, existe outra variação de crédito disponível para pessoas que trabalham de maneira autônoma, como é o caso do empréstimo pessoal online. Caso você se interesse em realizar este tipo de operação de crédito, é possível fazer simulações prévias para analisar os valores de juros a serem cobrados e os valores das parcelas. Existem vários sites que oferecem o serviço de simulação de empréstimo pessoal on-line.
Comparar e pesquisar
Como existem muitas instituições que oferecem empréstimo pessoal, uma das dicas mais importantes para quem deseja realizar este tipo de operação é pesquisar e comparar minuciosamente entre elas, visitando os sites e avaliando quais os custos implicados em cada uma.
Mesmo para o caso de trabalhadores autônomos, é necessário avaliar com cuidado o Custo Total Efetivo (CET) envolvido no empréstimo pessoal, o qual é uma estimativa dos valores envolvidos na operação que leva em conta a análise de crédito da pessoa e a opção de parcelamento que ela escolheu.
Fazer isso é essencial para antecipar eventuais contratempos e garantir que os valores cobrados no empréstimo serão pagos em sua integridade, evitando futuras dívidas.
Documentação de comprovação
No caso de pessoas que trabalham como autônomas e querem realizar um empréstimo, a documentação que representa a comprovação de renda é o extrato bancário das movimentações de no mínimo 90 dias. Por meio dele, a instituição financeira em questão analisa o comportamento do usuário e avaliará se o empréstimo pode ser efetivado.
Outros documentos pessoais serão requisitados, como o RG, um comprovante de residência e o CPF. Por meio deles, a instituição também avalia se a pessoa solicitante possui o nome limpo e está livre de pendências financeiras de qualquer natureza.
Somos uma plataforma de crédito que oferece soluções online. Entre em contato conosco para mais informações ou cadastre a sua empresa em nosso site!