Blog da Crédito Folha

A Saúde Financeira dos Funcionários e o Papel Estratégico do RH

Até há pouco tempo a preocupação das companhias em relação à saúde financeira dos  funcionários era um tema praticamente excluído na pauta de reuniões do RH. Contudo, nos últimos anos, o assunto passou a ser visto como prioridade em empresas dos mais distintos portes, segmentos e nacionalidades.

O que fez as organizações mudarem sua visão a respeito? A observação de que funcionários com dificuldades financeiras produzem menos do que realmente são capazes. Tendo isso em vista, o setor de Recursos Humanos passou a adotar uma estratégia que auxiliasse neste problema. Para entender como, continue fazendo a leitura deste artigo.

1. O Papel do RH  na  Saúde Financeira dos Funcionários

Finança pessoal é um assunto repleto de conceitos e objetivos a serem aplicados na rotina das pessoas. É muito comum as empresas se depararem com seus colaboradores reclamando que seus salários não correspondem ao valor de suas despesas. Acontece que trata-se de um problema que não está relacionado aos salários, mas a administração pessoal.

Outro caso recorrente relacionado ao problema são os funcionários que mesmo após cumprirem seu tempo de contribuição descobrem pouco antes de se aposentar que precisam prosseguir trabalhando, para manter seus padrões de vida atuais.

Foi a partir destas percepções que o departamento de RH optou por tomar a frente deste processo e auxiliar a saúde financeira dos  funcionários a rever suas finanças e conduzir melhor suas despesas.

2. Como o RH Pode Ajudar na saúde financeira dos funcionários

Quando um funcionário tem problemas financeiros, ele se sente desmotivado e há uma significativa queda do seu rendimento e produtividade do trabalho, aumento de faltas, entre outros problemas que se refletem diretamente na rentabilidade da companhia.

O endividamento atualmente é um dos principais problemas das empresas com relação aos seus colaboradores. Portanto, faz parte da estratégia do RH mostrar a estes funcionários como se planejar financeiramente, para lidar com suas despesas ou planejar sua aposentadoria, mostrando os valores que devem ser poupados e quanto deverá juntar de reservas financeiras.

O setor de RH é o encarregado pela mudança desta realidade nas organizações. Muitas companhias cedem uma série de benefícios e auxílios para seus profissionais, visando aprimorar não só o ambiente de trabalho, como a sua produtividade.

Contudo, isso não é  suficiente e alguns acabam se esquecendo de um fator primordial para a estabilidade de seus funcionários: A educação financeira, aspecto fundamental para a segurança das famílias e, automaticamente, para a produtividade do negócio.

A estratégia adotada pelas empresas que enxergam a importância da manutenção da saúde financeira dos funcionários consiste na promoção de palestras, cursos e explicações sobre o tema. Hoje existe no mercado excelentes consultores financeiros que realizam palestras em organizações para orientar profissionais a gerir melhor suas finanças pessoais, equilibrando ganhos e custos.

3. Como a Oferta de Crédito pode solucionar a saúde financeira dos funcionários

Existe outra forma de auxiliar os funcionários que precisam resolver suas questões financeiras de uma forma mais prática, que é por meio da oferta de empréstimo consignado.

A Crédito Folha é uma plataforma de crédito cujo objetivo é a simplificação do crédito consignado privado para pessoas que possuem  contrato  de trabalho  CLT e assim atender aos colaboradores que estejam precisando pegar um empréstimo.

Na plataforma da Crédito Folha, todo o procedimento é online. Além disso, contamos com o diferencial de oferecer uma ferramenta que atende não só a instituição financeira, mas também a empresa e funcionário de maneira descomplicada, segura e com privacidade. Cadastrar a sua empresa na Crédito Folha é muito simples. Basta preencher o formulário disponível no  nosso site.

 

Fale conosco e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.