O que levar em consideração na hora de pedir um empréstimo para minha empresa?
Na hora de pedir um empréstimo financeiro para uma organização, os empresários costumam ter muitas dúvidas. Algumas delas são, por exemplo: que instituição escolher? Devo me planejar financeiramente? Devo observar a taxa de juros?
Com o objetivo de lhe ajudar nesse sentido, montamos este conteúdo que apresenta o que deve levar em consideração na hora de pedir um empréstimo para sua organização. Confira.
Planeje-se financeiramente
Uma das primeiras coisas que precisa fazer na hora de pedir um empréstimo é se planejar financeiramente, com o objetivo de compreender a sua capacidade econômica e, com base nisso, verificar se realmente a sua instituição poderá pagar, de forma gradativa, o montante que solicitou.
Para estudar a sua capacidade econômica, busque listar as dívidas que a sua empresa tem, bem como as receitas. Nesse processo, considere as dívidas futuras, assim como as receitas. É a melhor forma de compreender a saúde financeira de sua empresa e, diante disso, tomar uma decisão consciente no sentido de solicitar ou não um empréstimo.
Estude a menor taxa de juros
Outro ponto que não deve deixar de considerar na hora de pedir um empréstimo é a taxa de juros.
Você deve estudar a melhor taxa de juros do mercado, a qual é definida (valor máximo) pelo Banco Central do Brasil. Com base nisso, você pode analisar a taxa de juros que é praticada nos empréstimos.
É uma forma de fazer com que não só alcance a melhor taxa de juros do mercado, mas também que economize.
Hoje, nem sempre, as melhores taxas de juros são praticadas por bancos tradicionais, os grandes, mas pelas empresas pequenas que atuam no fornecimento de crédito para pessoas físicas e jurídicas.
Compare os empréstimos
Além de considerar a taxa de juros, busque comparar os empréstimos. A taxa de juros não é a única a ser colocada no pacote de empréstimo. Geralmente, as instituições cobram de forma embutida outras taxas, como taxa de cadastro e seguros, por exemplo.
Ao comparar os empréstimos, você poderá optar pelo mais vantajoso e ideal para sua empresa.
Em resumo, trabalhar a questão da comparação de empréstimos oferece a você uma visão ampla/holística quanto às suas opções, garantindo que tome uma decisão certa, segura e fundamentada.
Analise o prazo de pagamento
Busque também considerar o prazo que a instituição está dando para quitar o empréstimo que pensa em solicitar. Muitas empresas, a depender do seu financeiro, podem precisar de um prazo maior.
Por isso, verificar essa questão é fundamental para que tome uma decisão assertiva, considerando a sua realidade econômica.
No entanto, saiba que quanto maior for o prazo, maior será o valor pago ao final do empréstimo.
Como vimos, é preciso considerar algumas questões antes de solicitar um empréstimo para sua empresa. É o melhor a se fazer quando o objetivo é garantir uma decisão certa e segura, condizente com os interesses de sua empresa.
Ficou interessado em receber mais informações? Em caso de resposta positiva, cadastre-se em nosso site.