É possível usar FGTS em empréstimo consignado?
Essa é uma das perguntas mais recorrentes, quando o assunto é empréstimo consignado. E a resposta é bem simples: SIM. Pela lei 13.313 de 2016, você pode usar o Usar FGTS em empréstimo consignado, ele servirá de garantia para operações de crédito em até 10% do valor total. Ou, no caso de demissão sem justa causa, é possível utilizar até 100% do FGTS como garantia do empréstimo consignado.
Para saber tudo sobre essa lei que facilita a concessão de crédito, leia o texto abaixo e entenda como usar seu FGTS de maneira segura para conseguir um empréstimo consignado.
Se você quer saber ainda mais detalhes sobre o funcionamento do empréstimo consignado, baixe agora mesmo um guia completo sobre o assunto no site do Crédito Folha!
Usar o FGTS em empréstimo consignado como garantia: vale a pena?
A resposta a essa pergunta também é um sonoro sim. E por quê? Como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, sempre existe o risco de o trabalhador perder o emprego e não ter mais como honrar a dívida.
Contudo, quando o FGTS está por trás da operação financeira, lastreando-a, o empréstimo pode sair mais barato, com juros menores. Afinal, existe uma garantia que assegura o pagamento do empréstimo. Portanto, vale a pena, procurar por essa modalidade de empréstimo consignado.
Na plataforma Crédito Folha o gestor de Recursos Humanos tem uma área para gerenciar as solicitações de crédito e quando achar necessário, pode negar o crédito ao funcionário mesmo quando o banco aprova, principalmente quando já tem conhecimento que o funcionário será demitido e que com isso não conseguirá arcar com o pagamento do empréstimo.
Empréstimo consignado com FGTS de garantia: para quem?
Outra boa notícia dessa nova lei é que todos aqueles que são beneficiários do FGTS podem usar essa modalidade de empréstimo consignado. Idosos e deficientes, assim como mulheres que são chefes de família e famílias com baixa renda têm prioridade. Mas, em geral, qualquer cidadão com direito ao FGTS pode conseguir um empréstimo.
O setor de RH pode produzir material informativo para distribuir entre os trabalhadores, indicando as principais características do empréstimo consignado com FGTS como garantia.
Empréstimo consignado com FGTS de garantia: onde conseguir?
Você pode procurar nos bancos que estão oferecendo essa linha de crédito ou perguntar na sua empresa, no setor de Recursos Humanos, se ela tem alguma afiliação com empresas de crédito. Lembre-se que os juros para esse tipo de empréstimo consignado não podem ultrapassar os 3,5% ao mês.
E o prazo de pagamento?
Para empréstimo consignado com FGTS de garantia, o prazo de pagamento é de 48 meses, ou seja, quatro anos.
E o limite de crédito?
Assim como nos outros tipos de empréstimo consignado, a modalidade que conta com FGTS de garantia também permite que, no máximo, 30% do salário do trabalhador seja comprometida na operação. Trata-se de uma medida de segurança, que é boa para ambos os lados, tanto para quem concede o crédito, quanto para o trabalhador. Além do valor ser bastante interessante, o tomador de crédito pode refazer toda a sua despesa financeira, sabendo que 30% do seu salário estará automaticamente separado para pagar o empréstimo.
E se eu for demitido?
No caso de demissão por justa causa, não vai haver a liberação do benefício. Então é preciso estar atento a esse ponto. Já, no caso de demissão sem justa causa, a entidade que concedeu o crédito tem acesso a 100% do valor do FGTS para poder quitar a dívida. Se houver saldo remanescente, após a quitação, o valor restante é depositado na conta do trabalhador, vinculada ao benefício.
Dessa forma, é imprescindível a mediação do setor de Recursos Humanos e do gestor de RH para que o processo ocorra de maneira eficaz.
Se você é Gestor de Recursos Humanos acesse o site da Crédito Folha e saiba mais.
Comments ( 10 )