Saúde Financeira – 6 Dicas para Você Seguir
O sonho de toda pessoa é ter uma saúde financeira equilibrada, com as dívidas pagas e um dinheiro sobrando para ter condições de realizar sonhos pessoais e fazer investimentos. Parece utopia, especialmente para quem não tem um salário pomposo. Mas acredite: é possível coordenar a sua vida financeira de forma que você não precise passar sufoco a cada mês.
Se você tem problemas em lidar com dinheiro, definitivamente você não está sozinho. Mas com planejamento e uma dose de determinação, você pode dar a volta por cima e organizar sua vida financeira.
Para isso, nós vamos te dar seis dicas que você deve seguir para uma boa saúde financeira pessoal. Confira:
1.Controle receitas e despesas
Seja em um papel ou numa planilha, você precisa ter ciência de quanto entra e quanto sai da sua conta todo mês. Esta é uma tarefa básica para saber se você está gastando acima do seu limite, ou mesmo identificar a fatia de sua renda que vai embora com a compra de itens supérfluos. É a partir disso que você terá ciência de como ajustar sua vida financeira para ficar livre do aperto.
2.Livre-se das dívidas
Mais da metade das famílias brasileiras iniciaram 2019 endividadas. Quando falamos em controle financeiro, a prioridade número 1 é se livrar das dívidas. Para isso, recomenda-se que você destine pelo menos 20% da sua renda mensal para o pagamento delas, começando pelas que apresentam juros maiores.
3.Cuidado com o padrão de vida
Se o aluguel da sua casa compromete mais da metade da sua renda, é provável que você necessite rever o seu padrão de vida. Viver no limite pode ser perigoso, já que você possui outras despesas fixas (água, luz, internet, etc.) e fica praticamente sem qualquer dinheiro para um eventual imprevisto, o que pode provocar grandes problemas.
4.Tenha uma reserva de emergência
Você já parou pra pensar que todo mês aparece uma necessidade inesperada e você precisa gastar mais do que o previsto? É por isso que você deve criar uma reserva de emergência. E mesmo que ela eventualmente não seja usada, é melhor prevenir do que remediar. Esse dinheiro extra pode ser providencial, especialmente em emergências relacionadas à saúde.
5.Faça investimentos
A partir do momento que você seguir estes passos e aliviar sua saúde financeira, procure uma modalidade de sua preferência para fazer investimentos. Uma fatia, mesmo que irrisória, do seu salário pode proporcionar a realização de um sonho ou garantir sua estabilidade financeira no futuro.
6.Fuja do cartão de crédito e cheque especial
Com os juros mais altos do mercado, o cartão de crédito e o cheque especial são verdadeiras bolas de neve. Se você não consegue manter o controle necessário, tente fazer apenas compras à vista, seja no dinheiro ou no débito. E se você está com dívidas no cartão, renegocie-as imediatamente e seja disciplinado para cumprir os prazos.
Se o empréstimo for uma necessidade, é fundamental que você busque modalidades com juros mais baixos, como o crédito consignado privado.
Gostou das dicas? Clique aqui e confira mais artigos do nosso blog!