4 Dicas para Utilizar o Empréstimo Pessoal a Favor das suas Finanças
Manter o controle das finanças é sempre um objetivo buscado por todos. Dessa forma, devem-se encontrar as melhores ferramentas que contribuam nesse sentido. E você sabia que dá para utilizar o empréstimo pessoal a favor das suas finanças? Conhecer mais sobre o assunto faz toda diferença
A organização financeira passa, muitas vezes, por uma linha de crédito que possibilita “arrumar a casa”. Quer saber como isso se dá na prática? Então, acompanhe um artigo completo que traz 4 dicas para utilizar o empréstimo pessoal a favor das suas finanças – aplicando agora mesmo na sua vida financeira.
1. Elimine as dívidas
Utilizar empréstimo pessoal a favor das suas finanças é, invariavelmente, eliminar as dívidas. Ou seja: contrata-se uma linha de crédito com menores taxas, como as opções de consignado privado, acabando com empréstimos que só pesam no seu bolso. A consequência? Menores parcelas e juros mensais.
Dessa forma, ao identificar que possui uma dívida que se tornou uma verdadeira bola de neve, recorra ao empréstimo pessoal. Ele lhe dará o suporte necessário para organizar as finanças e, assim, ter maior poder de compra. Seguindo essa dica, passamos para outras que fazem toda a diferença.
2. Procure opções viáveis
Não adianta trocar um empréstimo pessoal por outro com quase as mesmas características. Isso só fará você perder tempo (e, em determinados casos, dinheiro). Por isso, procure opções viáveis, como o consignado privado, que desconta o valor direto na folha de pagamento – impedido que o dinheiro seja gasto em outras situações.
Além disso, busque algo que desburocratize, principalmente se o desejo é que suas finanças estejam organizadas em pouco tempo. Assim, podem-se filtrar as melhores opções, diminuir a possibilidade de mais endividamento e criar uma gestão saudável financeira de todos os seus ganhos e gastos.
3. Tenha um planejamento assertivo
Outra dica para utilizar o empréstimo pessoal a favor das finanças é o planejamento assertivo. Isso significa que é necessário, antes mesmo de solicitar qualquer linha de crédito, entender qual é o destino desse dinheiro, as taxas do empréstimo, custo efetivo total (CET) e, principalmente, qual será o impacto na sua renda mensal.
Tudo isso joga a favor das suas finanças. Há planilhas, aplicativos e sites que o ajudam, desde a simulação de crédito até a discriminação de todos os detalhes e a planejar como um empréstimo pessoal do gênero pode auxiliá-lo. Aqui, uma vantagem ímpar: você acaba por criar o hábito de sempre planejar e cuidar de cada centavo, o que amplia suas possibilidades.
4. Priorize o retorno
Um empréstimo pessoal precisa ter um retorno concreto. Em outras palavras, se você quer que ele seja um aliado para suas finanças, não o contrate nas seguintes condições:
– Em bens supérfluos, que você não precisa, como trocar de carro ou fazer uma viagem.
– Quando a linha de crédito não traz nenhum benefício para as finanças, apenas criando ainda mais dívidas.
– Caso você perceba que, além de não trazer vantagens, ainda compromete parte da sua renda.
Em contrapartida, quando há um retorno, priorize esse tipo de empréstimo para organizar suas finanças. Além dos casos que citamos nas dicas anteriores, há situações tais como:
– Uma oportunidade de investimento, sejam ativos do mercado financeiro ou bens imóveis.
– A capacidade de utilizar em um projeto de médio e longo prazo, como estudos e formação acadêmica.
Conhecendo as 4 dicas para utilizar o empréstimo pessoal a favor das suas finanças, entre em contato conosco para obter mais informações.