Blog da Crédito Folha

Empréstimo Consignado X Empréstimo Pessoal: Qual a diferença?

Apesar de serem operações financeiras bem conhecidas, muita gente ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre o empréstimo pessoal e o empréstimo consignado. Por isso, preparamos um artigo para esclarecer, de uma vez por todas, as diferenças entre estes dois tipos de empréstimos e qual deles é o mais apropriado para o seu perfil. Confira!

O Empréstimo Pessoal

Também conhecido como crédito pessoal é uma das modalidades de empréstimo mais facilitadas pelos bancos, porém com taxas de juros maiores que outros tipos de crédito.

Isso acontece porque bancos e financeiras disponibilizam este tipo de linha de crédito sem garantias, confiando apenas no “bom nome” do contratante do empréstimo. Mesmo assim, ainda é um empréstimo com juros mais baratos que o cartão de crédito ou o cheque especial.

O empréstimo pessoal funciona assim: quem precisa de dinheiro por causa de algum imprevisto ou necessidade urgente vai até uma instituição financeira e solicita o crédito, sem a necessidade de comprovar a sua finalidade.

Depois da avaliação, que normalmente é simples e rápida, o empréstimo é liberado. A partir daí, o cliente pode pagar as parcelas por débito automático, cheque pré-datado ou boleto bancário.

De acordo com o Banco Central do Brasil, as taxas de juros do empréstimo pessoal têm uma média de 8% ao mês, podendo ir de 1,27% a 26,39% ao mês. Por isso, é importante pesquisar bastante antes de contratar o crédito pessoal, permitindo economizar com juros no decorrer das parcelas.

O Empréstimo Consignado

Já o empréstimo consignado, ou crédito consignado, tem suas parcelas retiradas diretamente do salário ou da aposentadoria do contratante. Isso permite a instituição financeira ter mais segurança no momento de receber o dinheiro de volta, o que se traduz em valores maiores disponíveis para o empréstimo e juros menores.

O Banco Central estima uma taxa de juros média de 2,5% ao mês para o empréstimo consignado, com uma variação entre 1,29% e 5,28% entre os juros mais barato e o mais caro praticados no mercado. Portanto, muito menor que o empréstimo pessoal.

Por ser uma linha de crédito segura para os bancos e barata para o consumidor, o empréstimo consignado é uma importante ferramenta de crédito para as pessoas físicas no Brasil. Qualquer pessoa que trabalha com carteira assinada, funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS podem contratar.

Mas, afinal, qual é o melhor?

Se você  trabalha com carteira assinada e pode contratar o empréstimo consignado, dê preferência a essa modalidade de crédito, pois os juros são muito menores.

Além disso, o empréstimo consignado evita o endividamento do contratante, pois as instituições financeiras estão limitadas a conceder crédito até o limite máximo de 30% do salário.

O empréstimo pessoal, por sua vez, não tem limite de valor, restando ao contratante o pagamento do valor creditado nos prazos combinados para as parcelas, além do acréscimo de juros muito mais altos, mesmo que isso esteja além da capacidade financeira do consumidor.

Quem gerencia uma empresa pode oferecer o empréstimo consignado para os seus funcionários ou colaboradores, permitindo que eles possam contratar crédito com uma taxa de juros mais baixa em caso de necessidade.

Para saber mais sobre isso, entre em contato com a Crédito Folha ela pode ajudar a sua empresa a resolver os problemas financeiros de seus funcionários. Tire todas as suas dúvidas!

Você também pode cadastrar a sua empresa e oferecer esse benefício para os seus funcionários.

 

Comments ( 2 )

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Muito interessante a abordagem comparativa.

Reply

Olá Pedro,
Obrigado pelo Feedback!

Reply