5 dicas para organizar o pagamento das dívidas em 2020
Ter dívidas tira o sono de muita gente. Além disso, não ter crédito disponível e não conseguir comprar o que deseja é muito desanimador.
Entre as resoluções de fim de ano, muitas pessoas colocam a quitação de dívidas como uma das prioridades. Que tal aproveitar o começo do novo ano e programar o pagamento de todas as contas pendentes?
Para isso, acompanhe o nosso artigo e veja as nossas dicas:
Aprenda mais sobre educação financeira
Esse é um dos passos mais importantes, afinal, quando se tem mais noção de como gastar o seu dinheiro, mais fácil fica organizar sua vida financeira.
Infelizmente, a Educação Financeira não é muito disseminada desde os primeiros anos escolares. Mas lembre-se que é algo que vai perdurar não apenas em 2020, mas por todos os outros anos.
Com bons conhecimentos, é possível evitar inúmeros sufocos relacionados a dinheiro. Justamente por isso, entender de Educação Financeira torna-se indispensável nos dias de hoje.
Crie uma planilha orçamentária
Para organizar as contas, você vai precisar de uma espécie de guia para te ajudar nessa empreitada. Crie uma planilha onde constem todas as suas contas, despesas fixas e variáveis e os seus recebimentos.
Mesmo que você não possua o valor exato do que vai pagar ou receber, coloque uma previsão que te ajude a ter uma visão geral da realidade das suas finanças.
Avalie o seu guia constantemente e faça alterações quando for necessário.
Planeje suas compras
Mesmo que você precise quitar suas contas, não podemos negar que sempre pode ser necessário comprar algum item nesse período.
Avalie se o que precisa adquirir é realmente imprescindível e se for possível, adie a compra. Evite ao máximo comprar a partir de cartão de crédito, pois isso pode influenciar negativamente no seu planejamento.
Evite hábitos negativos
Identifique quais são os hábitos que têm prejudicado sua vida financeira. Em muitos casos, os problemas financeiros poderiam ser evitados se houvesse uma mudança na forma de agir do consumidor.
– Evite efetuar compras por impulso e, principalmente, comprar algo que não precisa;
– Anote todos os gastos extras;
– Utilize o cartão de crédito de maneira consciente.
Vale a pena pagar as dívidas através um empréstimo?
Essa é uma ótima forma de se livrar daquelas dívidas indesejadas. Você pode buscar um empréstimo pessoal ou consignado no valor total das suas dívidas com uma taxa de juros menor e quitar suas contas principalmente o cheque especial e o cartão de crédito que possuem uma taxa de juros muito alta.
Com o dinheiro na mão, as chances de conseguir descontos ao negociar as dívidas são muito grandes, uma vez que todo pagamento à vista costuma trazer benefícios ao consumidor.
Para ser mais efetivo, o ideal é que o devedor entre em contato com as credoras e questione qual o valor da dívida em caso de pagamento em dinheiro e à vista. Dessa forma, é possível ter uma média de qual o valor necessário para quitar e assim buscar um crédito neste valor.
Caso a sua empresa não tenha ainda o benefício de oferecer crédito consignado privado para os funcionários, vá até ao RH e solicite que eles entrem em contato conosco.