Blog da Crédito Folha

5 ideias para você controlar o orçamento e fugir das dívidas

O começo do ano é sempre o momento de fazer as contas dos gastos do ano anterior, comprar novos materiais de trabalho e pagar os impostos que precisam estar em dia, fazendo muitos brasileiros entrarem no vermelho logo no início do ano.

Para mudar essa realidade, elencamos 5 ideias para você controlar o orçamento e fugir das dívidas em 2020. Confira!

Tire um momento para organizar suas dívidas

Se você iniciou o ano com pendências financeiras, esse é o momento de organizar as contas para tentar sair do prejuízo.

Neste caso, o ideal é fazer um planejamento e separar as dívidas por ordem de pagamento. Verifique as que têm o vencimento no mesmo dia e as que possam estar com juros altos, dando sempre preferência da maior para a menor.

Após essa organização, é possível dar início a mudança pretendida para terminar o ano no azul.

Negocie as contas em atraso

A organização das dívidas é vital para que você tenha conhecimento de quais precisam de um refinanciamento.

Instituições financeiras estão sempre dispostas a negociar e você pode sair ganhando pela possibilidade da eliminação de juros e encargos, diminuindo consideravelmente o valor da dívida.

Escolha sempre as contas mais importantes para a rotina do dia a dia, assim não precisa se preocupar com imprevistos futuros.

Corte gastos desnecessários

Um dos maiores motivos do endividamento é, sem dúvida, gastos extrapolados em produtos não tão importantes.

Evitar o gasto nestes pequenos prazeres pode ser um desafio, abrir mão do conforto nunca parece ser uma escolha agradável. Entretanto, o corte de gastos funciona como uma medida emergencial e que só irá durar até o equilíbrio do orçamento.

Passar o pente fino nos gastos também é educativo e você pode tirar proveito disso para amadurecer a sua visão em economia e sair do “looping” de trabalhar para pagar as contas e as dívidas.

Faça sempre uma pesquisa de preços

Com a rotina apertada, é comum não prestarmos atenção nos gastos do dia a dia ou não termos paciência para analisar a diferença de preço entre o lugar X ou Y. No entanto, praticar este hábito pode gerar uma grande economia ao final do mês.

Faça sempre uma lista de tudo que você precisa comprar e antes de sair pagando, pesquise em pelo menos três estabelecimentos diferentes que alcançam o objetivo proposto.

Os 20 minutos gastos com a pesquisa, podem fazer você descobrir um lugar mais barato ou que sempre faz uma semana promocional de algum produto que você esteja sempre precisando.

Mudança de hábito

As dicas para controlar o orçamento são valiosas para o resto da vida, por isso, tenha em mente que estes processos não são passageiros.

Começar e terminar o ano com um orçamento positivo deve ser prioridade. Ao adquirir os hábitos de planejamento e metas, ficará mais fácil evitar dívidas e contas em atraso.

Estando com a saúde financeira em dia, é possível fazer investimentos que possam render boas oportunidades futuramente.

Cadastre sua empresa em nosso site e fique por dentro da nossa plataforma de crédito para te ajudar a cumprir suas metas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.