6 dicas para conquistar a tão sonhada independência financeira
Buscando dicas para independência financeira? Certamente você não está sozinho, afinal, este é um objetivo comum de muitos brasileiros. Quem não gostaria de alcançar este sonho e não precisar mais se preocupar tanto com dinheiro?
Porém, é preciso tomar um certo cuidado. Existe muito conteúdo na web prometendo fórmulas mágicas para alcançar este objetivo. Mas, não é tão simples assim. Alcançar a independência financeira é algo que demanda disciplina, controle e esforço.
Portanto, confira o post com 6 dicas para independência financeira!
1. Tenha um controle de gastos e receitas
Qualquer empresário vai dizer para você que uma das maiores responsabilidades é manter o controle de todos os gastos e receitas. Com as finanças pessoais, a preocupação é a mesma. Não ter um controle preciso de tudo que entra e sai do caixa pessoal, é a maior receita para o descontrole financeiro.
Portanto, a consequência mais desastrosa é gastar mais do que arrecada. Por outro lado, não economizar também é um grande problema.
No primeiro caso, você entra em dívidas e no segundo, nunca acumula capital. Em ambos, você não está caminhando para a independência financeira.
2. Organize os gastos e corte o necessário
Uma vez que você faça a primeira dica, fica mais fácil implementar as seguintes. Então, agora é o momento de organizar os gastos em grupos. Não existe regra geral, mas uma boa divisão é a 50/15/35. Estes são divididos da seguinte forma:
- 50%: Gastos básicos com alimentação, educação, moradia e outros;
- 15%: Gastos com a sua vida financeira, como pagar dívidas ou investir;
- 35%: Gastos com o estilo de vida, como compras, saídas para restaurantes e outros.
Se você está gastando mais do que o limite em algum é preciso compensar em outro. Então, ao fazer a conta, percebe que gasta 55% da renda nos básicos. Logo, precisa cortar os de estilo de vida para 30%. O importante é sempre manter uma proporção equilibrada e jamais deixar de ter os 15% para a vida financeira.
3. Trace objetivos
Agora que você já tem informações sobre a sua vida financeira, é hora de criar metas. Por incrível que pareça, alcançar a independência financeira não é uma boa meta. Ela é muito aberta, e não te ajuda muito. Por exemplo, acumular seis meses de salário para a reserva de emergência é uma meta bem melhor.
5. Planeje para cumprir os objetivos
O próximo passo é se planejar para cumprir os objetivos. Então, se você busca guardar seis meses de salário, pode planejar para acumular R$ 1 mil por mês, por exemplo.
Outro planejamento crucial é para lidar com as dívidas. Crie um plano de pagamento ou considere opções para trocar certas dívidas por outras menores.
6. Coloque as dicas em prática
A última das dicas para conquistar independência financeira é a mais importante e mais difícil. É preciso colocar todas as outras em prática, de forma realista.
Por exemplo, não adianta dizer que você nunca mais vai fazer aquilo que gosta muito, mas que custa dinheiro. Esse é um caminho para se frustrar. Antes de mais nada, você precisa aprender a não cortar os prazeres, mas sim encaixá-los no seu orçamento.
O que você achou destas dicas para independência financeira? Elas ajudam você a alcançar este tão querido sonho! Então, se quiser saber mais sobre como traçar um plano para este objetivo, entre em contato conosco.