Cheque especial: entenda o que é e quando ele pode ser utilizado
Se possui conta corrente em um banco e já deixou de pagar alguma dívida a ele, porque estava passando por aquela velha crise financeira que acomete a maioria dos brasileiros, então, certamente sabe o que é cheque especial.
Todavia, caso não seja essa pessoa, e tenha apenas ouvido falar de maneira bem distante a respeito dessa possibilidade, continue a leitura e saiba não só o que é, mas também como funciona e quando ele pode ser utilizado. De início, podemos dizer que se trata de uma solução que salva a muitos nos momentos emergenciais. Confira!
O que é cheque especial?
De maneira objetiva e simples, o cheque especial é uma linha de crédito rotativa que fica disponível em uma conta corrente para ser usada em momentos específicos. O limite do cheque especial se dá em razão de alguns fatores, dentre eles, a renda do correntista e o nível de relacionamento deste com o banco.
Portanto, podemos dizer que quanto maior for a renda do correntista, maior será o seu limite do cheque especial. Outra coisa, é que o cheque especial é um crédito pré-aprovado, ou seja, na maioria dos bancos, não é preciso solicitar autorização para fazer uso dele.
Como funciona o cheque especial?
O cheque especial fica disponível em sua conta corrente e sempre que esta estiver sem saldo ou com um saldo negativo, é possível utilizar essa solução.
Elaboramos um exemplo para que fique mais fácil visualizar, digamos que você vá ao shopping e acredite que a sua conta está positiva, daí decide comprar um livro, mas ao passar o cartão na função débito, verifica que a compra não foi autorizada, mas observa que existe um “saldo” esperando para ser usado, a este crédito chamamos de cheque especial. Você pode fazer a compra utilizando o cheque especial e, assim, ler o livro que adquiriu.
No entanto, ao usar o cheque especial, você paga o valor que usou acrescido de juros e encargos. Ele é considerado uma das linhas de créditos mais elevadas do mercado. Por isso, recomenda-se compensar rapidamente o valor utilizado do cheque especial para que os juros e encargos não se tornem uma grande bola de neve.
Em quais situações é recomendado utilizar o cheque especial?
Como antecipado, o cheque especial é uma linha de crédito que possui juros altos, fora os encargos como o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras).
Alguns bancos chegam a cobrar mais de 13% ao mês com base no valor solicitado. Assim, se utilizou R$ 1.000 e não pagou durante um mês, quando for quitar o débito, terá de desembolsar R$ 1.130. Por isso, recomenda-se que o cheque especial só seja utilizado nas situações realmente emergenciais, quando você não tiver mais nenhuma solução a sua disposição. É o caso, por exemplo, de atender a uma situação médica.
Todavia, alguns bancos chegam a conceder um tempo-limite para que o correntista cubra o valor usado do cheque especial. Geralmente são 10 dias.
Somos a solução de que precisa
No lugar de utilizar o cheque especial de sua conta corrente, sabia que é possível solicitar um empréstimo conosco mais em conta? Buscamos as melhores linhas de créditos do mercado para garantir que supra a sua necessidade, mas pagando um valor justo.
Se ficou interessado (a), entre em contato conosco.