Blog da Crédito Folha

Empréstimo consignado em folha de pagamento, como funciona

Você talvez já tenha ouvido falar no empréstimo consignado em folha de pagamento, uma opção para trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e beneficiários do INSS. Mas você sabe quais são as exigências e os procedimentos necessários para realizar esse tipo de negociação?

Apesar de muito utilizado no Brasil, ainda pairam diversas dúvidas sobre o processo. É por isso que preparamos esse artigo com as principais informações sobre como funciona o empréstimo consignado em folha de pagamento. Confira!

cta-ebook-guia-completo-do-emprestimo-consignado

Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado, ou crédito consignado, é uma modalidade de empréstimo que possui uma característica particular: o valor mensal das parcelas é descontado do salário ou benefício de quem contrata. Em outras palavras, o indivíduo receberá uma remuneração menor enquanto durar a dívida, seja qual for a quantia. Tal desconto não pode ser evitado e é aplicado antes de o salário cair na conta.

Saiba mais sobre o que é crédito consignado!

Quem pode utilizar o empréstimo consignado?

Como as parcelas do empréstimo consignado são descontadas diretamente do vencimento da pessoa, nem todos podem recorrer a esse tipo de crédito. O empréstimo é voltado especificamente para quem trabalha no setor privado com carteira assinada, funcionários públicos e beneficiários do INSS (aposentados e pensionistas).

Quer saber mais sobre quem tem direito a fazer um empréstimo consignado? Leia no nosso blog!

Como adquirir um empréstimo consignado?

Funcionários do setor privado devem procurar o setor de Recursos Humanos (RH) da empresa em que trabalham e descobrir com quais instituições ela possui convênio. Feito isso, basta entrar em contato com cada uma delas e analisar qual oferece as melhores vantagens.

Já os funcionários públicos e beneficiários do INSS podem se dirigir diretamente a um banco que ofereça o consignado (são mais de 50, entre médios e grandes) ou solicitar o empréstimo pela internet.

O que não significa, é claro, que a instituição irá entregar o dinheiro sem uma análise de crédito, válida para ambas as situações. A boa notícia é que, na maioria dos casos, após a aprovação do pedido, o dinheiro pode ser depositado na conta em até 24 horas.

O que mais preciso saber sobre o crédito consignado?

Adquirir um crédito consignado pode ser vantajoso para o trabalhador ou beneficiário do INSS, pois evita que ele se esqueça de pagar a mensalidade do empréstimo, o que gera multas e juros. Para os bancos, essa é uma garantia de que todas as parcelas serão pagas corretamente.

Pessoas que têm nome sujo também podem conseguir o crédito, já que o desconto das parcelas é feito diretamente do salário ou benefício. Além disso, não é permitido que o valor da parcela do crédito consignado seja maior do que 30% da remuneração. Este limite é para garantir que o funcionário não comprometa toda a sua renda com empréstimos e  ao mesmo tempo consiga organizar a sua situação financeira.

Se você está precisando de dinheiro e atende aos requisitos para a contratação do crédito consignado, entre em contato conosco e nós te ajudaremos nesse processo!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.