04 regras que devem ser seguidas na hora de solicitar um empréstimo
Com o agravamento da crise econômica e com a quarentena imposta pela pandemia do Covid-19, ocorreu um aumento considerável no número de pedidos de empréstimos.
Entretanto, contrair um empréstimo não pode ser uma decisão tomada sem uma avaliação cuidadosa. Isso porque o valor das parcelas para a quitação da dívida pesará no seu orçamento durante algum tempo.
Por isso é recomendado seguir algumas regras na hora de solicitar um empréstimo.
Dessa forma será possível encaixar a parcela de pagamento dentro do orçamento. Evitando que os problemas financeiros se acumulem e virem uma “bola de neve”.
A seguir você encontrará algumas regras que vão ajudar no momento de contratar um empréstimo.
Pesquise
As instituições bancárias e financeiras oferecem diversas linhas de crédito, variando o valor das taxas, dos juros e forma de pagamento.
Procure por aquele tipo de empréstimo que atenda às suas necessidades.
Não fique restrito às opções oferecidas pelo seu banco, procure outras instituições. Conheça o que elas podem te oferecer, depois procure seu gerente e veja quais as condições seu banco pode fazer.
Contrate o tipo de crédito que se encaixa melhor dentro do seu orçamento e da sua condição financeira.
Custo Efetivo Total
Quando da contratação de um empréstimo, geralmente, se concentra apenas no valor pedido e nas taxas de juros.
Entretanto deve-se levar em consideração o Custo Efetivo Total (CET)
O CET corresponde ao valor total da negociação. Sendo assim é a soma de todas as despesas envolvidas no contrato, como juros, taxas, encargos, tributos e valor do seguro.
Esse será o valor realmente pago pelo empréstimo para a instituição financeira.
Compare as propostas de empréstimo utilizando esse parâmetro. Já que alguns contratos podem te oferecer menos juros, mas com um valor de taxas maior, ficando com CET elevado.
Atenção com o Contrato
Ler o contrato de empréstimo com atenção, assim como qualquer outro tipo de contrato, é extremamente importante.
É nesse documento que estarão contidos todos os pormenores da negociação, as responsabilidades do contratante e do contratado. Assim como as condições para o cancelamento do contrato, reajustes de parcelas e amortização.
Tomando esse cuidado, as possíveis alterações futuras no valor das faturas ou na data de pagamento não serão surpresas e você estará preparado para elas.
Planejamento
A regra mais importante a ser seguida antes da contratação de um empréstimo é Planejamento.
Conhecer profundamente sua condição financeira é saber quanto do orçamento pode ser direcionado para o pagamento do empréstimo e de onde os recursos necessários podem ser extraídos.
Antes de contrair um empréstimo calcule quais são os gastos fixos mensais, como as contas de água, luz e internet, por exemplo. Analise se o valor pago pelas parcelas cabe dentro do orçamento. É importante que o valor das parcelas não ultrapasse 15% da renda mensal.
Com a utilização dessas regras evitamos que o empréstimo se torne mais um problema financeiro, em vez de ser a solução para a crise atual.
Entre em contato com a nossa equipe para ter mais informações sobre CRÉDITO CONSIGNADO.