Como introduzir um gerenciamento financeiro na minha rotina?
O gerenciamento financeiro é uma das principais formas de adequar os seus ganhos com o estilo de vida que você pode ter. Isso significa que ao se organizar é possível vivenciar novas experiências, como viagens ou compras, sem que se faça dívidas.
Uma das coisas mais interessantes sobre o gerenciamento financeiro é que ele pode ser aplicado no dia a dia de diversas maneiras, tanto usando apenas papel e caneta para controlar os seus gastos, como uma planilha do excel e até mesmo com um software para computador, celular ou tablet que é programado especificamente para isso.
Como fazer?
Para fazer um bom gerenciamento financeiro é preciso levar em conta algumas variáveis importantes que fazem parte do seu dia a dia. Entre as principais situações que podem ser tratadas em um planejamento estão:
Custo de vida
É preciso que todos os custos sejam considerados dentro do gerenciamento financeiro, de modo que despesas como aluguel, financiamentos, impostos, alimentação, saúde, despesas com filhos, transporte, entre outras, sejam somadas de maneira semanal ou mensal para que você saiba exatamente o valor de seus gastos.
Remuneração ou lucro
A remuneração é todo valor que uma pessoa recebe a título de salário, décimo terceiro, horas extras, comissões, entre outros valores. Tudo isso deve ser colocado no gerenciamento financeiro para que você possa saber o quanto pode gastar, sem que se comprometa com despesas ou obrigações financeiras que não poderá cumprir.
Além da remuneração, ainda é possível colocar no gerenciamento, todos os valores referentes ao lucro recebido. Esse é o caso de autônomos, empreendedores, acionistas de empresas, entre outros. Os lucros entram no gerenciamento da mesma forma que a remuneração.
Metas e objetivos
Além dos gastos fixos com custo de vida, as pessoas também contam com planos futuros, metas e objetivos. Mesmo que esses sonhos sejam coisas a serem alcançadas em longo prazo, eles devem estar no gerenciamento financeiro. Assim, a cada dia, semana ou mês você poderá verificar qual o valor que está sendo direcionado para esses planos.
Dívidas
As dívidas estão presentes na vida de muitas pessoas. Assim, todas as dívidas pré-existentes devem estar discriminadas no gerenciamento financeiro, para que você possa adequar acordos e possibilidades de pagamento dentro de sua rotina financeira. Caso você precise fazer um empréstimo para saldar sua dívida, procure um financiamento que ofereça a melhor condições de pagamento e taxa de juros. O crédito consignado costuma ter o melhor custo.
Com uma visão do todo, e de onde é possível cortar gastos, é mais fácil realizar o pagamento de todas as pendências.
Vale a pena fazer um gerenciamento financeiro
Por tudo que foi abordado, é nítida a importância de um gerenciamento financeiro feito de maneira correta. Assim, é possível pagar dívidas, traçar metas e ter uma vida mais tranquila!
Gostou do assunto? Deixe seu e-mail aqui para receber mais informações!