Blog da Crédito Folha

A importância da tecnologia na pandemia

Trabalhar de casa nunca se mostrou tão necessário como nesse momento. Durante a pandemia que assola o planeta, diferentes medidas foram utilizadas pelos países para evitar a propagação do vírus entre a população, como indicação de isolamento social e fechamento de grandes comércios.

Algumas empresas precisaram adaptar o trabalho para evitar a aglomeração entre os trabalhadores, e outras precisaram paralisar as atividades temporariamente.

Nesse sentido, alternativas surgiram para dar continuidade aos trabalhos, apesar do momento delicado e de isolamento. O home office está sendo utilizado por algumas empresas e empresários, com a finalidade de não interromper as atividades e manter a população segura.

Home office: solução para empresas

Para quem trabalha em grandes e médias empresas, o contato entre os companheiros de trabalho também foi repensado. Na tentativa de manter a produtividade e os prazos, o home office foi apontado como uma ótima solução para quem está na quarentena e não pode deixar de trabalhar.

Segundo estudo do professor André Miceli, da FGV (Fundação Getulio Vargas), o trabalho remoto vai crescer em 30% no Brasil.

No entanto, nem todas as empresas conhecem a modalidade e seus benefícios, principalmente a vantagem que se apresenta no contexto de pandemia em que os trabalhadores estão inseridos. Para as organizações que já utilizavam o home office, os funcionários precisaram apenas utilizar novos comandos.

Nesse sentido, as tecnologias de transmissão de dados se mostraram mais uma vez eficientes. As redes sociais, os aplicativos de envio de mensagem e até as chamadas em vídeos são utilizadas para manter o contato entre empresa e funcionário, sem correr o risco de prejudicar a saúde do quadro de trabalhadores.

Grandes empresas que possuem funcionários espalhados pelo globo saíram na frente e evitaram a crise, além da necessidade de demissão. Como já estavam acostumados com a modalidade de trabalho, não precisaram dar férias ou afastar os empregados.

Nesse momento, o home office se mostra como uma modalidade cada vez mais atual e presente na realidade das empresas. Apesar de sofrerem com a paralisação das atividades físicas, as organizações estão investindo cada vez mais no bem-estar do funcionário, o que garante a produtividade e diminuição de custos.

Como trabalhar home office e manter a produtividade? Organização é palavra-chave

Trabalhar da própria residência pode até ser um incômodo. Conciliar o cotidiano da casa e o trabalho remoto pode ser difícil:

– Com filhos em casa;

– Sem diarista;

– Com restaurantes fechados;

– Etc.

Uma das melhores dicas para quem usa essa modalidade de trabalho é manter a organização e a agenda sincronizada com os afazeres necessários.

Planejar o dia, como se estivesse no escritório ou na empresa, é essencial para manter a produtividade e o ritmo de trabalho. Apesar de estar em casa, usar roupas mais casuais podem recriar o cotidiano do trabalho.

Além disso, dividir as tarefas com os filhos e companheiros alivia o peso das atividades domésticas, tornando o trabalho mais fluído e mais controlado.

A Crédito Folha adota o home office como modelo de trabalho e tem muito sucesso nas relações com seus parceiros, clientes e colaboradores. Quer saber mais sobre nós, cadastre sua empresa em nosso site? Entre em contato conosco. Estamos disponíveis para ajudar você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.