Blog da Crédito Folha

Cadastro Positivo: Saiba como ele influencia na hora de solicitar um empréstimo

Recentemente o tal Cadastro Positivo deu o que falar entre os brasileiros. Tudo por causa de uma nova lei que entrou em vigor recentemente. Nela, ficou determinado a incorporação automática de todos os consumidores na base de dados do Cadastro Positivo.

No primeiro momento, muitas pessoas estranharam a decisão e acreditaram ser prejudicados com ela. No entanto, enquanto é possível retirar o nome da lista, a realidade é que esta é uma ferramenta que traz benefícios para o consumidor.

Para tirar todas as dúvidas de vez, fizemos este artigo para explicar como o Cadastro Positivo pode ser vantajoso. Confira como esta plataforma influencia na hora de solicitar um empréstimo e como tirar utilidade dela.

O que é, afinal, o Cadastro Positivo?

Para entender sua relação com os empréstimos é preciso primeiramente entender o que ele é. Cadastro Positivo é um registro que sinaliza e, de certa forma, recompensa os bons pagadores de contas.

Ele basicamente funciona como um registro que une dados dos últimos pagamentos do consumidor. É um arquivo que analisa, se o indivíduo tem dívidas ainda pendentes, se paga as contas em dia, quantas vezes parcela uma compra, etc. O que foi comprado, por outro lado, não é registrado.

Assim, todas as estatísticas de bom pagador são reunidas em um lugar, em plataformas como o SPC e Serasa. O objetivo é justamente sinalizar quando a pessoa cumpre suas compras e paga como deve.

O Cadastro Positivo existia para este fim desde 2013, mas antes precisava que a pessoa se inscrevesse por conta própria. Hoje este procedimento é automático, mas o consumidor tem liberdade para tirar seu nome se assim desejar.

Como ele influencia o processo de fazer um empréstimo?

A ideia do Serasa para a criação do Cadastro Positivo é ajudar precisamente quem necessita de um empréstimo e pode arcar com ele. Afinal, ele demonstra para as empresas de crédito que a pessoa é confiável e vai pagar as parcelas do empréstimo.

Os bons pagadores possuem uma nota alta no Cadastro Positivo, o que permite que eles tenham mais poder ao solicitar um empréstimo. Uma vez que a pessoa representa menor risco para as instituições financeiras, ela poderá negociar o número de parcelas e até juros mais baixos.

E se minha nota no Cadastro Positivo não for alta?

O Cadastro Positivo foi criado para beneficiar aqueles que estão com as suas contas em dia. Desta forma, pessoas com dívidas e contas atrasadas acabam não tendo notas boas. Portanto, elas não podem usufruir dos benefícios naquele momento.

No entanto, apesar de servir como uma representação da vida financeira recente da pessoa, o Cadastro Positivo não é fixo permanentemente. Assim, mesmo que tenha um período de mal pagador, ao voltar a cumprir a validade das contas é possível subir sua nota.

Qual a diferença do Cadastro Positivo para o Negativo?

O Cadastro Negativo alerta as empresas sobre pessoas que não honraram pagamentos, colocando-as automaticamente na lista negra de nome sujo. Isto apenas prejudica as pessoas sem condições financeiras no momento, mas não beneficia quem tem bom histórico como consumidor.

Assim, o Cadastro Positivo serve para recompensar as pessoas que cumprem suas promessas de compra. Sem contar que também serve para pessoas que tem o nome sujo a se limparem, ao pagar contas em dia e melhorar seu score no Serasa. Assim, o Cadastro Positivo e o Negativo se complementam para traçar o perfil do consumidor.

Solicitar um empréstimo não precisa ser tão complicado. Na nossa plataforma, é possível fazer todo o processo online. Quer saber mais? Entre em contato para tirar dúvidas e saber mais informações.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.