Blog da Crédito Folha

Como é feito o empréstimo com um imóvel de garantia?

Uma nova tendência no mercado de empréstimos brasileiro é o empréstimo com imóvel de garantia, sendo que o método já é bastante popular nos Estados Unidos e na Europa.

O que gera este grande interesse nas pessoas é que é possível conseguir a aprovação de valores altos, com um prazo longo para pagamento e com taxas de juros bem mais baixas.

Para se ter uma ideia, a taxa de juros anuais deste empréstimo é de mais ou menos 17,04%. Um valor bem inferior ao do cheque especial (301,4%), cartão de crédito (278,7% rotativo ou 164,5% parcelado) e empréstimos pessoais (118,5%).

Sendo assim, a modalidade de empréstimo ideal para quem deseja realizar algum tipo de investimento pessoal ou em sua empresa e para negociar dívidas caras com juros mais altos.

Gostou? Quer saber mais como funciona? Continue lendo este texto e tome nota!

Como funciona?

O empréstimo com garantia de imóvel é a modalidade no qual o cliente dá em garantia o imóvel para segurar que irá pagar as parcelas do financiamento.

Com isso, é possível que a instituição financeira conceda valores maiores e com juros menores, vez que, em caso de inadimplência do cliente, a instituição está resguardada pelo imóvel dado em garantia.

Toda operação é registrada em cartório e, ao final do pagamento, há o registro de quitação.

No entanto, o imóvel permanece no nome do proprietário durante todo o período do empréstimo e do pagamento das respectivas parcelas, podendo continuar usufruindo da propriedade normalmente, inclusive podendo alugar.

As regras são parecidas de quando você compra um carro financiado e ele fica em garantia até o pagamento final do valor.

Quais são as principais vantagens deste empréstimo?

As principais vantagens de optar por esta modalidade de empréstimo são:

– Não precisa vender o imóvel, é possível ter o dinheiro necessário em mãos e ainda assim, usufruir dele, morando ou alugando;

– Prazos de pagamento: Normalmente, os prazos para pagamento variam de 60 a 180 meses;

– Valor alto: A maioria das instituições financeiras empresta até 60% do valor do imóvel;

– Juros baixos: A melhor opção de taxa de juros do mercado.

Qual é o procedimento?

O primeiro requisito é que o cliente tenha um imóvel registrado em seu nome, podendo ser tanto comercial como residencial.

Caso atenda este requisito, o cliente deve ir ao site da instituição financeira, ou entrar em contato através de telefone ou e-mail e solicitar uma simulação do valor pretendido.

Posteriormente, é feito uma análise de crédito pela instituição financeira, para verificar se o cliente tem condições de arcar com o pagamento do empréstimo.

Após a aprovação do cadastro, é feita uma análise jurídica de toda a documentação entregue e ainda realizado uma avaliação do imóvel.

Se tudo for aprovado, o cliente é chamado para assinar o contrato, faz o chamado cédula de crédito bancário e há o registro no cartório de imóveis.

Ao final, o dinheiro é liberado na conta do cliente.

É possível perder o imóvel?

Uma vez que o imóvel é dado em garantia da dívida é possível sim perder o imóvel.

Porém, isto somente vai acontecer caso o cliente deixe de pagar as parcelas do empréstimo. Por isso é importante avaliar se você terá condições de arcar com as prestações do financiamento.

E, ainda assim, a instituição financeira tenta negociar antes de iniciar o processo de tomada de imóvel, vez que é um processo custoso para ela e não há qualquer lucro para instituição financeira.

Quer saber mais? Entre em contato conosco. Além disso, não se esqueça de se cadastrar no nosso site e aproveitar todas nossas informações e serviços disponíveis.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.