Blog da Crédito Folha

Como saber se o empréstimo consignado foi aprovado?

Geralmente quem está solicitando um empréstimo consignado, tem uma grande urgência em logo receber o dinheiro referente ao empréstimo, não é mesmo? E nesses casos, a espera é sempre uma ansiedade a parte, sem contar a preocupação em saber se irá ou não ser aprovado.

Por isso que, ao solicitar um crédito consignado, entender muito bem como funciona o prazo e como a aprovação é realizada é um dos passos mais importantes para não passar apuros desnecessários.

Hoje nós da Credito Folha vamos explicar como saber quando o empréstimo foi aprovado e em quanto tempo ele estará disponível em sua conta.

 1. Como sei que o empréstimo consignado foi aprovado?

Normalmente as pessoas se queixam da grande demora tanto para aprovação como para liberação do crédito, ao efetuar a solicitação de um empréstimo.

O crédito pode ser aprovado e liberado em um único dia? Como é realizado o processo de análise de crédito? Em quanto tempo o dinheiro estará disponível em sua conta? Explicaremos tudo isso a vocês.

2. Como é feita a análise e aprovação de crédito?

A solicitação do empréstimo consignado passa por diferentes fases, mas vamos falar das mais importantes.

A análise do crédito corresponde a avaliação pela instituição financeira do pedido de empréstimo. Cada banco ou financeira possui sua própria política de crédito e para que ele concorde em dar crédito é necessário que o funcionário ou colaborador que está solicitando o empréstimo seja aprovado na política de crédito da instituição financeira.

Cada instituição financeira tem sua própria política e é por isso que o funcionário pode solicitar crédito em diferentes instituições financeiras.

3. O que é  a averbação de crédito?

Averbação do crédito é quando o banco ou financeira já aprovou o crédito e cabe a área de Recursos Humanos da empresa averbar o contrato, ou seja, dar a autorização para que seja feito o desconto na folha de pagamento ou contracheque do solicitante.

O que chamamos de averbação, nada mais é do que a reserva de uma parte da parcela mensal, referente ao empréstimo consignado que ficará a favor do banco. É na averbação também que estarão todos os dados e condições referentes ao contrato do empréstimo como: taxa de juros, prazo para pagamento e etc.

Isso é a garantia para que seja realmente cumprido o que foi contratado. Além de claro, deixar todo o processo do empréstimo totalmente às claras. E quanto mais rápida for realizada a averbação, mais rapidamente será liberado o dinheiro.

4. Como é feita a liberação do empréstimo consignado?

Após a análise e a aprovação do crédito, o banco irá avaliar o contracheque do funcionário requerente. E para o valor ser liberado, dependerá do que chamamos de margem consignável disponível, ou seja, o limite de crédito é definido de acordo com a política de cada um dos bancos ou financeiras.

Além disso, a sua empresa, também, poderá estabelecer o limite, dentro do salário de seus funcionários, onde os mesmos poderão utilizar como empréstimos. Isso ajudará no equilíbrio financeiro de seus funcionários, não “permitindo” que os mesmos acabem se enrolando em grandes dívidas.

Após, o contrato é averbado pela empresa e o banco ou financeira credita em até dois dias úteis o dinheiro na conta corrente do funcionário ou colaborador.

Atualmente, temos a facilidade de acesso e recursos ligados à internet, permitindo que todo o processo do empréstimo consignado, seja feito totalmente online.

Trazendo muito mais comodidade para os gestores. A plataforma online da Crédito Folha efetua a concessão de crédito para funcionários de empresas privadas totalmente online, sem necessidade da troca de papeis.  Ela oferece conforto tanto para o funcionário quanto para o RH que consegue averbar todos os créditos de forma online, assim como controlar todos os pedidos de empréstimos de seus funcionários.

Quer saber mais sobre esta solução, cadastre sua empresa, não há custo e nem risco.

Comments ( 4 )

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Quero saber se foi aprovada

Reply

Olá Enedina,
Para que eu possa responder a sua pergunta, por favor, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@ec2-107-22-131-111.compute-1.amazonaws.com
No e-mail informar os seguintes dados: nome completo, CPF, matrícula e nome da empresa que você trabalha.

Reply

Estou revoltada aguardando averbação consignado há uma semana sou pensionita tenho exame médico urgennte pra fazer 7 dias ainda não averbou seria culpa do inss ou bamrisul?

Fiz dia 18/01/2019 ate agora aguarfando confirmação do inss de averbação
Falta de respeito de amor ao proximo

Reply

Solange, bom dia!
Minha sugestão é que você entre em contato com o Banrisul para saber o porquê da demora.

A Crédito Folha só trabalha com consignado para empresa privada.

Reply