Blog da Crédito Folha

Em caso de demissão como fica meu empréstimo de consignado privado?

O consignado costuma ser opção de quem trabalha com carteira de trabalho regido pela CLT e precisa de um empréstimo. Ele está diretamente ligado ao salário. Por isso, é comum a dúvida sobre o que acontece em casos de demissão. Independente de uma demissão ou de ser demitido, as parcelas de um crédito consignado continuam sendo cobradas. Mas, nesses casos, as condições podem mudar, como as taxas de juros cobradas.

O que acontece?

No caso de demissão ou de ser demitido, seja por justa causa ou não, a empresa pode usar até 30% do valor da rescisão para pagar o consignado. Mas isso deve estar no contrato. Se essa porcentagem não for suficiente para cobrir todo o valor do empréstimo, ele continua sendo cobrado. A partir daí, as diferenças variam de acordo com o banco e os juros podem aumentar. O aumento dos juros acontece porque a folha de pagamento não é mais uma garantia de que o dinheiro será pago ao banco. Ainda assim, é possível negociar com a instituição financeira para tentar manter a taxa de juros.

Lembre-se: a maioria dos contratos possui a cláusula que autoriza a empresa a descontar até 30% do valor da rescisão para quitar o empréstimo. Por exemplo: Se você tem R$ 20 mil para receber pela rescisão, poderá sofrer desconto de até R$ 6 mil pela empresa. Quando essa cláusula existe, não há o que fazer. A empresa tem a obrigação de descontar o valor, pois senão a dívida passa a ser dela. Por isso, é importante sempre ler o contrato assinado. Se o contrato foi perdido, entre em contato com a instituição financeira que você fez o empréstimo.

O que fazer em caso de troca de empresa?

Em caso de mudança de emprego para outra empresa, é necessário verificar com a equipe de Recursos Humanos se há vínculo entre a nova empresa e o banco. Em caso afirmativo, a dívida é transferida e as parcelas do empréstimo continuam saindo normalmente do salário na nova empresa.

Em casos em que a nova empresa tem convênio com outro banco, o recomendado é comparar o que vale mais a pena: quitar o empréstimo com o banco antigo ou arcar com o aumento de taxas de juros da nova instituição financeira.

E se a empresa faliu?

Em casos extremos e mais incomuns, quando uma empresa entra em falência, o consignado continua tendo suas parcelas cobradas. Nos casos de falência, a empresa precisa, por lei, fazer alguns pagamentos ao funcionário, como aviso prévio e férias. Nesse cenário, o valor do empréstimo consignado ainda tem a sua parte retirada do salário.

O que fazer quando não há previsão de novo emprego?

Não há como fazer portabilidade em casos de quem foi demitido ou pediu demissão e não tem previsão de novo emprego. Nesses casos, resta apenas se organizar para quitar a dívida ou renegociar uma nova forma de pagamento, provavelmente com juros mais altos. Por isso é importante muito planejamento para quitar ou renegociar a dívida diretamente com o banco.

Ficou ainda com dúvidas? Entre em contato conosco para mais informações sobre crédito consignado privado e cadastre a sua empresa em nosso site.

Comments ( 76 )

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

É quando for feita a quitação do empréstimo consignado haverá um desconto já q está vendo quitado,esse desconto é passado para o empregado?E se a dívida for menor q esses 30% ?

Reply

Em qualquer tipo de empréstimo quando você deseja quitar a dívida antes do vencimento, o banco ou a financeira irá trazer o saldo a pagar ao valor presente da data que você irá realizar o pagamento e com isso haverá um desconto.

Reply

Bom dia, tinha um empréstimo e era descontado da minha folha de pagamento, fui dispensado sem justa causa. A empresa quitou meu empréstimo com parte da recisão até aí tudo bem. Mas a dúvida é!
Se foi quitado todas as parcelas do empréstimo, a instituição financeira não deveria dá um desconto? Essa minha dúvida.
Obrigado.

Reply

Boa tarde! Quando a financeira ou banco usa o valor da rescisão para quitar o empréstimo, eles têm que trazer a valor presente as parcelas que ainda faltam a pagar. Solicite a financeira estes cálculos para você verificar se está tudo certo.

Reply

Fui demetida tenho um empretimo que vinha descontando da minha conta encontro p dinheiro estiver lá na conta eles vão desc9mtando ou desc9nta tudo de uma vez só?

Reply

Marcela, bom dia! Na demissão é permitido o descontado de até 30% da parcela rescisória.

Reply

Eu tenho 3 cosiguinado no Itaú fui demitido a recisão fico em sete mil reais ,quanto vão descontar da recisão

Reply

Oi Elias, boa tarde!
É permitido o desconto de até 30% do valor da rescisão para abater do saldo devedor do empréstimo consignado.

Reply

Olá, bom dia!
Possuía um empréstimo consignado junto a uma Cooperativa da empresa que trabalhava, vinculada a um banco; fui demitido devido a pandemia em Abril. A empresa ficou de me pagar a indenização em parcelas mensais. A empresa A empresa repassou 30% da recisão ao banco. Agora durante os depósitos das parcelas de minha recisão, o banco está se apossando desses valores depositados e baixando parcelas que ainda vencerão, baixam quantas parcelas podem com o valor depositado, deixando a conta zerada.
O banco pode fazer esse tipo de transação, absolver os depósitos que a empresa fizer para abatimento de parcelas que ainda vencerão??
Infelizmente fiz esse empréstimo em Março desse ano e fui desligado da empresa em Abril, havia pago somente uma parcela num total de 18, então os 30% retirados da recisão não foram o suficiente pra zerar a dívida do empréstimo

Reply

Rogério, boa tarde! O depósito mensal da rescisão que a empresa está fazendo é no mesmo banco que você possui o empréstimo consignado?

Reply

Meu marido foi dispensado do trabalho e tinha um empréstimo consignado porém descontaram os 30 % da recisao de trabalho mais como a empresa parcelou o acerto o banco descontou o valor da parcela do empréstimo novamente o que posso fazer?

Reply

Bom dia! Você tem que verificar no contrato que o seu marido assinou com o banco como será feito o pagamento/desconto do valor que ficou pendente do empréstimo.

Reply

Fiz um empréstimo consignado no Bradesco, pedi demissão da prefeitura pra entrar em outra prefeitura com banco diferente, não pretendo pagar o empréstimo consignado para o Bradesco, será que pode descontar do meu novo emprego que faz pagamento pelo Itaú

Reply

Reinaldo, como você já se desligou da prefeitura e começou em outra nova, minha sugestão é que você solicite um novo empréstimo consignado pelo banco Itaú e pague o saldo devedor que ficou no Bradesco, pois com a sua saída este empréstimo do Bradesco provavelmente virou um empréstimo pessoal.

Reply

Tenho um empréstimo consignado, é descontado da recisão contratual 30% , mais se o valor descontado de 30% for menor o que ainda resta pra abater essas empréstimo, como ficará, daí pra frente pra mim terminar a pagar esse consignado..?!

Reply

Caso o valor da rescisão não cubra o saldo devedor do empréstimo consignado, o valor que ficou pendente irá virar um empréstimo pessoal com pagamento mensal via boleto bancário ou desconto em conta corrente caso você autorize.

Reply

Tenho um consignado e fui demitida. O saldo devedor desse emprestimo é superior ao que tenho pra receber. Pode ser descontado de todo meu valor recisorio ou se limita a 30% da minha recisao? Nao achei essa informação no meu contrato de emprestimo. Desconta também do FGTS e da multa 40%?

Reply

Quando você é demitida o valor a ser descontado é de 30% da rescisão.
Da multa de 40% a financeira pode descontar até 100% do valor.
Em relação ao FGTS, a financeira só pode descontar até 10% do saldo que você possui referente aos depósitos realizados pela empresa que você está sendo demitida. Caso você tem valor de FGTS referente a outro empregador, a financeira não pode realizar nenhum desconto.
Espero que a Crédito Folha tenha ajudado a esclarecer!

Reply

Esse desconto acontece do valor do FGTS também ?
Quanto O mesmo e liberado após a demissão?

Reply

Em relação ao FGTS, a financeira só pode descontar até 10% do saldo que você possui referente aos depósitos realizados pela empresa que você está sendo demitida. Caso você tem valor de FGTS referente a outro empregador, a financeira não pode realizar nenhum desconto.

Reply

Tive um empréstimo consignado desconto de 30 por cento mas meu 30 por cento e maio que o empréstimo que eu devia o que acontece o banco me devolve a diferença

Reply

Daiane, não consegui entender a sua dúvida. Passe um e-mail com mais detalhes para contato@creditofolha.com

Reply

Boa noite! Fui demitido da empresa porém querem fazer o desconto de 30% das verbas rescisórias. Mais o meu advogado afirmou que não é legal perante a justiça, devo assinar receber e colocar na justiça e a empresa devolverá a quantia descontadas e resolver com o banco.

Reply

Quando você é demitido o valor a ser descontado é de 30% da rescisão.
Da multa de 40% a financeira pode descontar até 100% do valor.
Em relação ao FGTS, a financeira só pode descontar até 10% do saldo que você possui referente aos depósitos realizados pela empresa que você está sendo demitida. Caso você tem valor de FGTS referente a outro empregador, a financeira não pode realizar nenhum desconto.
Espero que a Crédito Folha tenha ajudado a esclarecer!

Reply

No caso estava 5 anos na empresa e fui demitida durante a pandemia porém fiz um empréstimo consignado,leva quantos dias pro dinheiro chegar no banco ?

Reply

Entre em contato com o RH da empresa que você trabalhava para saber se o contrato foi averbado, pois o dinheiro só é liberado após a averbação do contrato.

Reply

Usei meu FGTS na casa própria antes da pandemia , no caso de ser demitido agora com um consignado e o valor desse consignado superar os 30% da minha recisão , eles podem descontar da multa de 40 % ?

Reply

Oi Rita, em caso de demissão a instituição financeira poderá usar o valor da multa de 40% para cobrir o empréstimo, desde que a instituição financeira tenha um acordo com a Caixa Econômica para fazer isso.

Reply

Bom dia
tenho um empréstimo consignado pelo itau descontado em c.c porem o Itaú encerrou minha conta corrente, como posso proceder para o pagamento da divida ?

Reply

Entre em contato com o banco Itaú para saber como você você pode continuar a fazer o pagamento.

Reply

Existe respaldo pra que a Empresa desconte 100 % do empréstimo?

Reply

Para o Consignado Privado, em caso de demissão o valor a ser descontado é de 30% da rescisão.
Da multa de 40% a financeira pode descontar até 100% do valor.
Em relação ao FGTS, a financeira só pode descontar até 10% do saldo que você possui referente aos depósitos realizados pela empresa que você está sendo demitida. Caso você tem valor de FGTS referente a outro empregador, a financeira não pode realizar nenhum desconto.
Espero que a Crédito Folha tenha ajudado a esclarecer!

Reply

Fiz um empréstimo consignado e fui demitido, no caso esse empréstimo foi feito errado porque estava descontando todo meu salário e fui demitido por esse motivo. Mais o pior é que participei de uma seleção em outra empresa e passei por todas as etapas, no caso essa empresa paga pelo mesmo banco onde fiz esse consignado e no final do processo seletivo a empresa me ligou e falou que não passei o que devo fazer ?

Reply

Bom dia! Minha sugestão para o seu caso é que você fale com a área de RH da empresa que você trabalhava e solicite que eles te expliquem como foi feito o desconto do seu consignado.

Reply

Fui demitido,no termo de rescisao do contrato consta que foi descontado o restante do empréstimo que tinha,o que fazer,se eles continuar descontado na conta?

Reply

Se o seu empréstimo era um consignado privado, após a demissão a empresa não tem como fazer descontos, pois sua relação de trabalho foi finalizada. E se o o saldo devedor do empréstimo foi todo pago com a rescisão, a instituição financeira não irá cobrar mais nenhum valor.

Reply

Pretendo pedir demissão do cargo prosseso seletivo,tenho consguinados …E novo emprego que vou vou receber em outro banco!dúvida é dívida vai pro novo banco ?

Reply

Você não leva para a nova empresa o seu empréstimo consignado. Você será descontado na rescisão dos valores previstos em lei. Caso ainda fique algum saldo devedor você poderá continuar pagando por boleto.

Reply

Olá, tenho um crédito consignado, porém fui dispensada sem justa causa em março/2019, a empresa não me pagou minha rescisão, então fiz uma adiantamento de algumas parcelas por conta própria até dezembro/2019. Entrei com um processo trabalhista contra a empresa e até o momento não ocorreu a audiência e nem meu pagamento da rescisão. Agora em janeiro/2021 virá uma parcela para efetuara o pagamento, como justifico o não pagamento devido o não pagamento de minhas verbas rescisórias?

Reply

Bom dia, seu caso é muito específico. Minha sugestão é que você entre em contato com a instituição financeira que você fez o crédito e explique o seu problema para ver se eles podem orientá-la. Boa sorte e um feliz 2021!

Reply

Olá
Trabalho no mesmo banco em que tenho o consignado. Se eu pedir demissão ( não haverá fgts ou multa rescisória):

1. O banco ( que no caso tem a prerrogativa de empregador também) pode usar qualquer valor que eu tiver na conta pra amortizar?
2. Podem usar o crédito rotativo da minha conta corrente? Ou limites pré aprovados de CDC?

Reply

No caso de rescisão os descontos são feitos de acordo com o previsto em lei. Vá até ao RH e solicite a ele as informações sobre os cálculos.

Reply

Gostaria de saber se ao descontar os 30% do empréstimo consignadona recisão , as parcelas que pago diminuirão , tipo de 300 diminui para 250, como exemplo

Reply

Alex, na rescisão é feito os descontos que estão previstos na lei. Solicite ao RH que te explique quais serão os descontos para que você entenda.

Reply

Se eu pedir demissão, também pode-se descontar os 30% da rescisão?

Reply

Na rescisão do contrato é permitido que seja descontado até 30% do valor a receber.

Reply

Boa tarde olha só fui demitido de empresa que estava eu tinha um emprestimo consignado a empresa não me desconto os 30% da rescisão e o banco continua a me cobrar todos os mês tô em atraso com eles 4 mês não era pra eles ter descontado na rescisão o emprestimo ou eu teria um prazo maior pra pagar

Reply

Anderson, bom dia! Na rescisão a empresa desconta até 30% do saldo a receber para pagamento do consignado. Caso ainda tenha algum valor pendente, a instituição financeira irá comunicar como será feito o pagamento. Entre em contato com eles para obter maiores informações.

Reply

Fui demitido da empresa, ela descontou 30% consignado depois ela o banco pode cobrar da minha conta automaticamente se cair qualquer dinheiro nela que eu tinha vinculado com o empréstimo consignado ou nao?

Reply

Veronica, quando você é demitida a empresa desconta o valor da rescisão conforme a lei. Após, caso haja ainda valores a pagar, você tem que verificar junto a instituição financeira como será feito o pagamento caso ela não envie nenhuma informação.

Reply

Fui demitido e a empresa não pagou a rescisão. Tenho um consignado Itau
Entrei em uma nova empresa que esta migrando o pagamento do salário pro Itau

Acontece que no emprego antigo (antes da pandemia) eu ganhava o dobro do que ganho agora, e se eu manter o desconto em folha não terei como arcar com despesas básicas.

O Itau pode cobrar o empréstimo da empresa anterior, no salário da empresa nova?

Reply

Diego bom dia! Vá até ao RH da sua empresa nova e peça a eles para te ajudar.

Reply

Em relação ao desconto de 100% da multa de FGTS é somente se o contrato tiver o FGTS como garantia?

Reply

Para empréstimo de consignado privado a lei permite que seja feito o desconto.

Reply

Em relação ao desconto na multa de FGTS , é somente se tiver o FGTS como garantia?

Reply

A lei permite que seja feito o desconto no FGTS para empréstimos de consignado privado.

Reply

Última empresa foi em foi em Lajeado cortume koofeder limitada morro 25 número 110

Reply

Bom dia, acredito que a mensagem veio por engano.

Reply

Um amigo fez um empréstimo consignado do FGTS de 40mil para pagar em 36 x pagou 12 e foi demitido. Restam 19 mil a serem pagos. Ele tem 110 mi na conta do FGTS mas, a caixa disse a ele que só será liberado esse valor quando vencer a ultima parcela das 36x .pode isso? Achei tão estranho isso .Se ele tem capital para pagar a divida. por que não é descontado o valor remanescente e liberado o resto do valor? isso existe?

Reply

O banco que ele tem o consignado tem que solicitar a Caixa Econômica que libere o valor para pagar o saldo devedor. Com isso o valor restante será liberado para saque.

Reply

Sou funcionário contratado do Estado de SP e tenho um consignado. Porém vou sair desse emprego para assumir um cargo efetivo em uma prefeitura. Como fica nesse caso? O consignado poderá ser transferido para a nova folha de pagamento? Ou ele poderá ser pago por boleto? Perco o consignado?

Reply

Entre em contato com a área de RH e peça para eles te orientarem.

Reply

Gostei do que vi aqui 🙂 Mas queria saber se você não teria
cartão para quem não tem comprovante de renda? Valeu
pelo artigo 🙂

Reply

Bom dia! Que bom que você gostou! Não temos cartão.

Reply

E se o valor em aberto do empréstimo for menor que esses 30%?
Eu por exemplo estava no fim do empréstimo, faltavam 2 parcelas.
A diferença fica toda para o banco ?
Isso é legal ?

Reply

Não consegui entender a sua pergunta, mas em caso de demissão 30% do valor da rescisão pode ser descontado para pagamento do consignado. Caso o saldo devedor seja inferior a 30%, só será descontado o valor para quitar o empréstimo, o restante você receberá.

Reply

O banco pode descontar um empréstimo consignado de um acordo trabalhista entre empregado e o empregador?
Tive um acordo com a empresa que eu prestava serviços referente ao PDI , E o banco descontou mesmo assim mais 30% , sendo que não era verbas rescisórias .

Reply

Aconselho você a consultar seu advogado para saber se é permitido fazer este desconto.

Reply

Sou concursado e possuo um consignado, no entanto pedi exoneração ex-officio de um e assumi outro; no entanto sabemos que quando acontece isso demora 3 meses para cair meu primeiro salário (que é a soma dos três meses) como fica meus consignados??

Reply

Melhor você entrar em contato com a área de departamento pessoal e perguntar como ficará o seu consignado neste período.

Reply

Meu marido foi demitido foi descontado da recisão dele 30% até aí tudo bem
Ele continuo pagando com seguro desemprego e antes de acabar o seguro ele já conseguiu emprego
Resumindo ele não atrasou nenhuma parcela
A financeira tá ligando e falando que ele tem q fazer outro contrato pagar mas ou aumentar os meses
Não entendo

Reply

Boa tarde! Solicite o valor presente do saldo devedor e tente negociar com a financeira a melhor opção de pagamento para vocês.

Reply

Olá, tenho empréstimos consignados devido a vinculo empregatício com instituição estadual, estou saindo desse cargo publico e assumindo outro cargo publico no mesmo estado, também devido a concurso público. Esses empréstimos vão começar a ser debitados na nova folha de pagamento do outro órgão ou terei que realizar os pagamentos por boleto bancário?

Reply

Converse com a área de Recursos Humanos e entenda como irá ficar o seu consignado com esta transferência.

Reply

Bom eu pedir demissão do meu emprego e tenho dois consignado em folha como fica de direito só tenho décimo terceiro e férias vencidas a receber pode ser descontado esse valor

Reply

Em caso de demissão a lei permite que seja descontado o saldo devedor do Consignado. Converse com o RH para saber melhor.

Reply