Empréstimo para autônomos: como posso ter acesso?
Nos dias de hoje, quem não tem carteira assinada e trabalha por conta própria também pode solicitar um empréstimo de forma muito mais fácil, mesmo que sem uma comprovação de renda fixa mensal.
Por razões óbvias, o famoso empréstimo consignado não entra nessas possibilidades, porém, existem duas formas para um profissional autônomo obter empréstimo, que pode ser por:
– Crédito Pessoal;
– Empréstimo com garantia.
Então, neste artigo, entenda como ter acesso ao empréstimo para autônomos e saiba o que é necessário para conseguir às melhores oportunidades e com segurança.
Empréstimo por crédito pessoal
O primeiro tipo, por crédito pessoal, é indicado para quem precisa do dinheiro mais rapidamente. Nesse tipo, não é preciso confirmar a destinação daquele empréstimo, entretanto, você deve apresentar o comprovante de renda para obter a aprovação do crédito.
Para facilitar esse processo de concessão, é indicado que você tenha um Cadastro Positivo com um histórico favorável.
Outra forma é ter em mãos os seus extratos bancários e comprovantes de contribuição ao INSS, documentos que indicam um comportamento de bom pagador, por meio das movimentações bancárias.
Empréstimo com garantia
Nessa modalidade, normalmente, são solicitados empréstimos de valor mais alto, com um prazo maior para pagamento e incidência de taxas menores.
Essas vantagens são concebidas, devido ao menor risco que o empréstimo com garantia representa, uma vez que o autônomo deve disponibilizar um bem como garantia, geralmente com um valor mais alto, que pode ser um imóvel, como por exemplo, casa, apartamento, terreno, ou veículo.
Então, o bem deve estar registrado no nome do solicitante, para que, se necessário, seja colocado à venda ou a leilão, com fins de pagamento do valor devido à instituição financeira.
Vale ressaltar que, durante o pagamento das prestações, nesse tipo de empréstimo, o seu imóvel ou veículo fica alienado, ou seja, não pode ser vendido até concluir as operações.
Empréstimo para autônomo negativado
Quando o solicitante está negativado, sem dúvidas, é um pouco mais difícil conseguir a aprovação em alguma linha de crédito, mas, atualmente, o autônomo pode contar com financeiras especializadas nesses casos.
Aqui também vale aquela máxima de pesquisar e comparar, em especial quando se tem o nome negativado enquanto desvantagem que, de forma geral, pode influenciar significativamente nas taxas cobradas pelas instituições, podendo chegar a patamares abusivos.
Cuidados ao solicitar um empréstimo
Hoje em dia, é possível fazer a sua solicitação de forma fácil e totalmente online. Ao escolher a instituição, basta entrar com um pedido de análise, preenchendo os seus dados e respondendo a algumas perguntas.
Entretanto, quando se trata de empréstimo para autônomos, deve-se tomar ainda mais cuidado com o risco de golpes.
Desconfie de instituições financeiras que trabalham com taxas muito abaixo da média do mercado. Da mesma forma, nunca faça depósitos ou transferências bancárias que, supostamente, serviriam para obter uma aprovação do seu crédito.
Ademais, antes de solicitar a sua análise, pesquise ao máximo sobre a instituição financeira, histórico, opiniões, CNPJ e assegure-se de que há canais de contato suficientes, como telefones e e-mail.
Busque por essas informações não apenas no site da empresa, mas na internet de forma geral.
Gostou das dicas? Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre as modalidades de empréstimo disponíveis. Estamos prontos para lhe atender!