Blog da Crédito Folha

Entenda como funciona o crédito pessoal pré-aprovado

Limite de crédito pessoal pré-aprovado é um tipo de empréstimo oferecido por bancos, cooperativas de crédito e instituições financeiras para seus clientes. Esta modalidade de crédito está cada vez mais disseminada. Entretanto, convém conhecê-la um pouco mais antes de saber se realmente é a melhor opção para as suas necessidades. Quer saber mais? Confira na sequência do artigo.

Como funciona o limite do empréstimo pessoal?

Diferentemente de um empréstimo regular, o limite de crédito pessoal pré-aprovado permite ao cliente pagar os juros somente a partir da utilização do dinheiro.

Os bancos dificilmente se negam a conceder o crédito pessoal pré-aprovado, ainda que ele não seja obrigatório. Os valores concedidos também podem variar de acordo com os critérios de cada instituição. Normalmente, são considerados fatores como renda, score no Serasa, informações atualizadas, idade, ocupação, entre outras informações críticas.

Desta forma, é possível que o cliente tenha uma determinada aprovação de empréstimo em uma instituição e um pedido negado em outra, por exemplo.

Atenção aos juros

O limite de crédito pessoal pré-aprovado também envolve algumas peculiaridades que merecem atenção.

Se o seu nome estiver negativado, por exemplo, é possível que o empréstimo até seja aprovado. No entanto, os juros naturalmente terão uma taxa maior. E mesmo para aqueles que não estão com o nome sujo na praça, é preciso analisar o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, que são os encargos a serem pagos para conseguir o dinheiro.

Da mesma forma, quanto melhor for o perfil do cliente (bom score, nome limpo, informações atualizadas), serão melhores as chances de conseguir uma boa taxa e um bom limite de empréstimo pré-aprovado.

Demais dicas

Obviamente, toda modalidade de crédito exige mudanças. Não seria diferente em relação ao uso do limite do crédito pessoal pré-aprovado.

Em primeiro lugar, analise se o seu rendimento é suficiente para arcar com o valor das parcelas no futuro.

Tenha em mente também que o limite de crédito deve ser usado de forma estratégica. Se a sua intenção é comprar um bem que pode ser parcelado, por exemplo, usar o limite não é a melhor opção. Afinal, os juros serão maiores nesta modalidade de crédito.

Porém, se a sua intenção é tomar o empréstimo para quitar dívidas que possuem juros mais altos, como os rotativos do cartão de crédito e do cheque especial, o limite de crédito é uma alternativa a ser considerada.

Antes de solicitar o empréstimo, avalie a reputação da instituição financeira

Não obstante, todo cuidado é pouco em relação à instituição financeira na qual você tomará o empréstimo. Verifique se a empresa é confiável, o que se tornou algo simples de ser conferido através das avaliações feitas na internet.

Por último, e não menos importante, é fundamental conhecer o seu próprio limite de crédito. Afinal, essa modalidade de crédito, assim como qualquer outra, precisa ser quitada em algum momento. E à medida que você postergar esse pagamento, os juros crescem e a dívida vira uma bola de neve.

Entendeu como funciona o limite de crédito pessoal pré-aprovado? Para mais informações, clique aqui e entre em contato com a gente.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.