Fintechs: saiba como elas cresceram nos últimos anos
A indústria bancária, como qualquer outra no mundo corporativo, deve ser capaz de perceber quando o cenário no qual atua está mudando. Nos dias atuais, as principais inovações ficam por conta das fintechs, que têm ousado e desenvolvido mudanças significativas no mercado financeiro.
A forma de interação é uma das modificações mais perceptíveis com a introdução de plataformas digitais e aplicativos para smartphones que simplificam as transações. Esse é o momento do surgimento de uma nova maneira de consumir serviços financeiros. Se você deseja conhecer como essas empresas fazem negócio, continue lendo!
Qual é o conceito de fintech?
A expressão “fintech”, que ouvimos falar com frequência, hoje é a abreviação do termo em inglês “financial technologies”. A sua atuação pode ser compreendida como startups que atuam no mercado de finanças por meio da utilização de novas tecnologias. A sua base é a utilização de plataformas digitais para possibilitar o oferecimento de soluções inovadoras e melhorar os serviços dessa natureza.
Essa definição exclui os bancos e instituições tradicionais que fazem uso da Internet e de aplicativos para oferecer serviços. Em outras palavras, somente as empresas que foram estabelecidas com o intuito de atuar com finanças de forma digital recebem esse nome.
Quais razões levaram ao crescimento das fintechs?
Nos últimos anos, as fintechs têm se tornado um segmento importante, que passou a ser visto como uma ameaça para as grandes instituições bancárias. Por esse motivo, é importante analisar quais razões têm impulsionado a ampla adesão dos clientes.
1. As ferramentas são simplificadas
O cuidado com a experiência do cliente começa no primeiro acesso. Essa medida garante que o novo usuário seja capaz de enviar a documentação necessária e realizar o seu cadastro de forma simplificada. A abertura de contas digitais, por exemplo, requer o envio de fotos do documento de identidade e de um comprovante de endereço. Ou seja, em poucos minutos, todo esse procedimento pode ser concluído, garantindo o acesso aos serviços desejados.
2. As transações são realizadas com agilidade
Os bancos tradicionais são conhecidos pelas longas filas e processos que consomem o tempo de seus clientes. Essa é uma situação que raramente acontece dentro de uma fintech. A rapidez e a falta de burocracia são os pilares deste tipo de organização. Desse modo, sendo um aspecto muito valorizado pelos clientes, pois oferecem a opção de acessar a maior parte de suas transações a qualquer momento e de qualquer localidade.
3. A facilidade de comunicação oferecida
As formas utilizadas para entrar em contato com as fintechs é outro tema que se diferencia bastante dos bancos tradicionais. Com o crescimento do número de empresas do ramo, surge o desafio de aprimorar a sua relação com os clientes e prestar um atendimento cada vez mais qualificado.
Atualmente, os canais de atendimento já contam com versões de atendentes digitais que realizam atividades como:
a consulta ao saldo e ao extrato;
a recuperação de senha de acesso; e
o bloqueio de cartão, em caso de perda ou furto.
Por isso, se você está em busca de ofertas de crédito pessoal, abertura de contas e outros serviços, a resposta pode estar em uma fintech. Conheça a nossa Fintech de crédito e saiba como usufruir deste benefício.