Blog da Crédito Folha

RH x Tecnologia – Quais são os Desafios?

A forma com que os negócios e as suas operações ocorrem mudou de forma considerável nos últimos anos, de modo que, a tecnologia e os avanços em Pesquisa e Desenvolvimento — P&D criam um ambiente de inovação e estabelecimento de novas metodologias.

Isso tudo gera um impacto direto nas operações da área de Recursos Humanos — RH, que passa a ter a missão de desempenhar funções consultivas, além das executivas, com o objetivo de agregar valor organizacional por meio das pessoas e a tecnologia.

Por ser um assunto complexo e que impacta diretamente nas operações empresariais, nós da Crédito Folha preparamos este artigo em que abordaremos os desafios enfrentados pelo RH em relação as novas tecnologias.

Então, descubra agora mesmo quais são esses desafios e suas principais abordagens!

Nova visão do recrutamento e seleção

A forma com que a área de RH realiza o processo de recrutamento e seleção — R&S mudou de forma considerável nos últimos anos, um fato que se deve, principalmente, pelos impactos causados pela tecnologia e a inovação.

Dessa forma, o R&S tornou-se mais rigoroso, com cruzamento de informações relacionadas às competências exigidas pelo perfil das novas vagas de trabalho.

A área de recursos humanos também lança mão de aplicar a tecnologia em seus processos, de modo que, já é possível ver no mercado algumas startups especializadas em R&S totalmente online, com utilização de inteligência artificial e machine learning e, assim, são mais efetivas em seus resultados.

Adequação à nova concepção de indústria

O conceito de indústria mudou radicalmente, de modo que, já é utilizado o termo Indústria 4.0, ou seja, a quarta geração de uma mudança industrial. Essa nova visão deixa de lado os processos manuais como sendo o seu foco e abre espaço para a robótica e automação.

Assim, o RH deve ter plena consciência e foco em disponibilizar capital humano que esteja pronto para essa nova geração industrial, bem como promover atividades de reciclagem constante para os colaboradores, pois, isso permitirá manter o nível de empregabilidade de cada indivíduo, bem como atender as necessidades empresariais.

Gestão de talentos

A tecnologia tem colocado o RH em uma situação de desafio quanto a gestão de talentos, pois, isso envolve atividades que tem como objetivo a retenção de talentos de acordo com o perfil do profissional do século XXI, ou seja, que tem a capacidade de empregar a tecnologia aliada ao conhecimento geral.

Além disso, o processo de retenção de talentos permite ao RH estabelecer políticas de agentes multiplicadores, ou seja, um profissional pode se tornar ponto focal para aperfeiçoar o conhecimento de outros colaboradores, principalmente, no que tange aos implementos das novas tecnologias.

E a partir do conceito de agentes multiplicadores que o RH começa a desenvolver técnicas para um novo Treinamento e Desenvolvimento — T&D, de modo que a tecnologia passa a ser o foco do desenvolvimento profissional, preparando os colaboradores novos e antigos para os atuais postos de trabalho.

Liderança e tecnologia

A nova geração de líderes deve estar preparada para empregar a tecnologia em todas as operações organizacionais, desde o nível operacional até o estratégico. No entanto, para que se possa agregar liderança e tecnologia é necessário que o RH acompanhe as mudanças de paradigmas no que diz respeito à gestão de pessoas, caso contrário, não será possível aliar líderes e tecnologia.

Assim, o RH funciona como uma área consultiva e de agregação, pois, integra pessoas e novas tecnologias, de modo que haja coesão entre esses elementos. Além disso, proporciona um ambiente de desenvolvimento e treinamento de profissionais, o que adequa o conhecimento e metodologias. Isso traz o benefício de empregabilidade para não deixar que postos de trabalho sejam fechados com o avanço da tecnologia.

Dessa forma, a área de RH enfrenta muitos desafios em conduzir pessoas e tecnologias ao encontro do avanço das operações organizacionais e promoção do aumento dos níveis de empregabilidade diante um cenário de automação de atividades e remodelagem de processos. No entanto, esses desafios podem ser vencidos com empenho e atenção aos itens mencionados nesse artigo.

A Crédito Folha nasceu com o conceito de prover serviços de crédito usando as novas tecnologias, com foco em oferecer às empresas uma plataforma online sem custo  e fornecer ao  RH um serviço que facilite o seu trabalho e que gere  aos seus colaboradores  o acesso ao crédito com custos mais baixos.

Conheça agora os serviços da Crédito Folha! Somos especialistas em disponibilizar o crédito consignado para empresas privadas. Acesse agora mesmo o nosso site para saber mais a respeito e cadastre sua empresa em nossa plataforma!

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.