Blog da Crédito Folha

Saiba como gerar motivação no trabalho para os funcionários

Um dos maiores desafios para os gestores de Recursos Humanos e líderes de equipe é manter a motivação no trabalho de seus colaboradores.

Entender o perfil de cada um nem sempre é uma tarefa fácil, mas há meios de gerar motivação no trabalho. Por esta razão, nós da Crédito Folha elaboramos este artigo com dicas valiosas para que todo gestor de recursos humanos e líderes de equipe que ajudarão a manter seus colaboradores motivados e ter um movimento sinérgico em seu empreendimento.

1 – Proponha novos desafios e metas

Um líder deve ter o entendimento que a motivação no trabalho se dá pelo novo, pelo desafio, pela superação. Um bom gestor de recursos humanos deve propor novos desafios e metas para que seus colaboradores realizem.

É importante ter atenção e sensibilidade em estabelecer essas novas metas. Elas precisam ser alcançáveis, pois ao invés de motivação esse movimento pode gerar uma frustração.

Estabeleça metas, mas também forneça ferramentas e conhecimentos adequados para que os desafios sejam cumpridos e as metas atingidas.

2 – Promova cursos e treinamentos

Colaboradores sentem-se mais motivados quando sentem que estão caminhando rumo aos seus objetivos. Preocupe-se em promover a motivação no trabalho incentivando a busca de conhecimento dos seus colaboradores e, a partir deste ponto, elaborar projetos de T&D (Treinamento e Desenvolvimento).

Uma equipe com conhecimentos atualizados irá se sentir mais motivada e apresentará melhores resultados.

Existem muitos materiais gratuitos ou cursos online que podem ser comprados e apresentados para uma equipe inteira, diminuindo ou anulando o custo desse investimento que será revertido para produtividade e entrega do trabalho da própria empresa.

3 – Converse com seus colaboradores

Se você é gestor, tenha um canal de diálogo aberto com seus colaboradores, pois, em muitos casos é possível identificar a causa do que provoca a desmotivação por meio de um contínuo diálogo.

Naturalmente, muitas das preocupações das pessoas e, por consequência, a desmotivação são causados por problemas pessoais. Ao perceber que esta é a situação causadora da desmotivação, o gestor de recursos humanos pode apresentar um benefício que seja uma solução para o problema do colaborador. Esse benefício se transforma em motivação no trabalho do colaborador para que ele aumente a qualidade de seu trabalho, além de garantir a retenção desse funcionário, que verá nesse benefício um reconhecimento do seu esforço de trabalho.

Para problemas de cunho financeiro, o crédito consignado é uma ótima solução, apresentando juros baixos, flexibilidade e controle total da empresa sobre a solicitação e aprovação desse crédito para o colaborador. Se você deseja saber mais sobre isso, podemos esclarecer melhor através desse artigo que preparamos sobre o assunto.

4 – Entenda que cada colaborador tem motivações diferentes

O gestor de recursos humanos deve entender e perceber que cada colaborador é único e possui motivações distintas. Tratando cada colaborador como único será possível desenvolver meios e técnicas que o guiarão no caminho de sentir motivação no trabalho.

Se você tem uma equipe com muitas pessoas, fazer uma pesquisa de satisfação ajudará você a entender quais são as maiores insatisfações dos colaboradores. Com essa informação será possível entender quais benefícios ou ações podem ser soluções para a maioria dos colaboradores e mesmo que nem todos sejam beneficiados, os demais entenderão que existe um movimento da empresa para que a qualidade de vida dos colaboradores melhore.

5 – Promova o empowerment

Faça com que sua equipe tenha relevância nas decisões do setor. Ao desenvolver essa estratégia do empowerment o gestor estará desenvolvendo em seus colaboradores o sentimento de fazer parte de um todo e o pensamento como dono do negócio, o zelo e o desejo do crescimento do empreendimento e, por consequência, a motivação de realizar mais e melhor.

É importante estabelecer diretrizes e posicionar até onde vai o poder de decisão de cada colaborador e, deste modo, evitar problemas com a excessiva descentralização das decisões de maior importância.

6 – Reconheça o esforço e o trabalho dos seus colaboradores

O último item é o fechamento para os pontos anteriores, visto que, de nada adiantará desenvolver as demais estratégias se não reconhecer os esforços e o trabalho realizado pelos seus colaboradores.

O sentimento de reconhecimento é uma das principais fontes de motivação no trabalho e traz alto retorno para os colaboradores, pois estes sentirão que fazem parte de algo importante e seu trabalho contribui para o sucesso da organização.

Ao seguir estas 6 dicas certamente você terá uma equipe mais motivada, com decisões em conjunto e, deste modo, poderá ter mais tempo livre para se concentrar nas atividades de maior complexidade, afinal, ser um gestor de muito tempo e trabalho árduo no dia a dia das operações estratégias de pessoal e da companhia.

Gostou deste artigo? Então leia outros posts em nosso blog, onde falamos sobre gestão e benefícios que podem ser muito benéficos, tanto para a empresa quanto para seus colaboradores.

 

FONTES:

PEGN – 5 dicas para motivar uma equipe pouco produtiva

InfoMoney – 7 modos de motivar seus funcionários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.