Você sabe o que é um Crédito Direto ao Consumidor ou CDC?
O Crédito Direto ao Consumidor ou CDC, é uma prática muito comum. Pode ser que você nunca tenha ouvido esse nome, porém, com certeza, já teve contato com essa prática. O crediário que muitas lojas populares oferecem para os seus clientes é um dos exemplos mais comuns dessa modalidade.
Neste artigo, você saberá com mais detalhes o que é o CDC, como funciona, e quais as vantagens e desvantagens de aderir a um empréstimo como esse.
O que é o Crédito Direto ao Consumidor ou CDC?
Essa é uma modalidade de crédito que é oferecida direto ao consumidor, na hora de realizar uma compra. Ele pode ser oferecido a qualquer um que deseje adquirir um produto ou serviço na hora e depois realizar o pagamento em parcelas.
Ele é utilizado a fim de estimular uma venda, oferecendo uma forma de financiamento pela qual o consumidor possa realizar a compra, mesmo que não tenha dinheiro para pagar à vista o bem ou serviço. O CDC pode ser oferecido por:
– Bancos;
– Financiadoras de crédito;
– Lojas, diretamente a seus clientes.
Como funciona o Crédito Direto ao Consumidor ou CDC
Na prática, todas as vezes que alguém faz uma compra de um bem ou serviço de forma parcelada, ele está utilizando o CDC.
Para que o cliente tenha acesso a este tipo de financiamento, é feito uma análise de crédito pela loja ou instituição financeira responsável por liberar o crédito. Alguns fatores que podem influenciar na liberação ou não de crédito, são:
- Renda do consumidor;
- Há quanto tempo o consumidor está empregado;
- Histórico financeiro do consumidor;
- Quantidade de bens no nome do consumidor;
A quantidade de parcelas permitidas e os juros cobrados pelo parcelamento também variam de instituição para instituição.
Vantagens e desvantagens do Crédito Direto ao Consumidor ou CDC
Há inúmeras vantagens de contratar esse tipo de crédito. Primeiro ele permite que você tenha acesso a um bem ou serviço que você não teria condições de comprar à vista.
Além disso, os juros do Crédito Direto ao Consumidor, ou CDC costumam ser mais baixos do que os oferecidos pelo cheque especial ou cartão de crédito.
A desvantagem é que como qualquer financiamento há incidência de juros e taxas sobre o valor do bem ou serviço. Por isso se você está querendo comprar um bem ou serviço parcelado, compare os preços e o custo total em mais de uma loja ou empresa.
Comprar parcelado faz o valor parecer pequeno e irrelevante, mas esse é um dos principais motivos do alto endividamento e da inadimplência do consumidor brasileiro. Antes de parcelar, faça um bom Planejamento Financeiro e tenha certeza de que as parcelas não estão comprometendo mais do que 30% da sua renda mensal.
Está buscando crédito ou quer saber mais?
Cadastre-se aqui. E caso tenha dúvidas, entre em contato!