Blog da Crédito Folha

Conheça 5 passos que devem ser seguidos na hora de pedir empréstimo

Solicitar empréstimo é uma necessidade que deixa muitos brasileiros apavorados. Entretanto, essa alternativa tem sido muito benéfica não apenas para quem está em uma situação de emergência. Mas também para aqueles que querem trocar dívidas com juros altos, como as de cartão de crédito e cheque especial, por um custo bem menos oneroso.

Obviamente, isso não significa que você não deve adotar uma certa cautela na hora de buscar esse tipo de operação. Pensando nisso, vamos te mostrar cinco passos que devem ser seguidos na hora de pedir empréstimo. Assim, você será capaz de quitar o valor sem maiores preocupações, tendo uma experiência mais do que tranquila. Confira:

De quanto eu preciso?

Por mais óbvio que pareça, muitas pessoas solicitam empréstimo sem saber de quanto precisam, o que muitas vezes atrasa o pagamento da dívida ou até mesmo compromete o pagamento das parcelas.

Desta forma, inicialmente avalie se você realmente precisa do empréstimo e qual o seu objetivo a partir dele. Assim, você identifica qual o valor necessário e evita dar um passo maior do que as pernas.

Cuidado com os golpes

O empréstimo online tornou-se uma das modalidades mais cobiçadas do mercado, especialmente pela facilidade de obter crédito sem sair de casa. Sabemos que diversas instituições financeiras de confiança trabalham com esta modalidade, mas infelizmente ela também é um prato cheio para golpes que ainda enganam muita gente no meio online.

Por isso, avalie a confiabilidade da instituição que você solicitar o empréstimo. Se você não conhecer a empresa, consulte a situação cadastral do CNPJ ou procure por avaliações online em sites como o Reclame Aqui.

Organize suas finanças

Solicitar empréstimo para pagar dívidas é sempre uma boa alternativa, mas de nada adianta se você não fizer um pente fino nas suas finanças. Por isso, estabeleça de vez um planejamento do seu orçamento.

Um truque sempre importante é classificar suas despesas em três categorias: gastos essenciais (aluguel, luz, água, etc), pagamento de dívidas e gastos supérfluos. Assim, você pode estabelecer uma porcentagem da sua receita para cada uma dessas categorias, o que cria uma visão mais detalhada do quanto você pode/deve gastar com empréstimos por mês.

Analise o custo da operação

Aqui, o segredo é analisar o Custo Efetivo Total do empréstimo, que compreende os encargos, tributos, taxas e despesas da operação.

Cada instituição trabalha com uma taxa de juros própria, e por isso convém fazer simulações em cada uma delas para identificar qual oferece as condições mais vantajosas para você. A boa notícia é que praticamente todas elas disponibilizam essas taxas de maneira online, facilitando a comparação.

Cuidado com a documentação

Instituições que trabalham com empréstimo normalmente solicitam documentos pessoais para a análise de crédito, como CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda. Por isso, tenha todos eles em mãos.

Seguindo todos esses passos, você conseguirá um empréstimo seguro e que não dará qualquer dor de cabeça!

Gostou das dicas? Nossa plataforma trabalha com crédito consignado privado, modalidade com os menores juros do mercado! Entre em contato para mais informações.

Comments ( 2 )

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Achei muito benéficas essas observações feitas por vocês.

Reply

Obrigada pela mensagem!

Reply