Blog da Crédito Folha

Vale a pena antecipar meu 13o salário para pagar dívidas?

A primeira parcela do décimo terceiro salário é paga até dia 30 de novembro de cada ano. Já a segunda parcela é paga até dia 20 de dezembro. Com as duas parcelas pagas somente no final do ano, é comum surgir a pergunta de se vale a pena antecipar o 13º para pagar dívidas.

Por ser uma dúvida e desejo comum, os bancos costumam ter o serviço conhecido como antecipação do décimo terceiro salário. Com o serviço, é possível antecipar o valor do benefício, com acréscimo de juros. Mas será que a prática vale a pena?

Vale a pena antecipar o 13º salário?

Nem todos os bancos oferecem a antecipação do 13º salário. Por isso, antes de analisar se vale a pena ou não utilizar o serviço, é necessário verificar se o seu banco oferece. Em caso afirmativo, é importante levar em conta fatores como os juros para concluir se vale a pena. No caso de juros altos, vale considerar esperar a data tradicional do 13º para pagar as dívidas.

Mas no caso de dívidas em que os juros crescem muito e diariamente, como acontece com cheque especial e cartão de crédito, a antecipação é válida, pois elimina a obrigação de pagar juros altos e crescentes. Lembre-se que pagar dívidas tira um peso das costas, limpa o seu nome e aumenta o seu score de crédito. Isso significa que, ao pagá-las, você pode ficar mais próximo de realizar sonhos como comprar um carro ou um imóvel.

Quando vale a pena?

Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que a antecipação é, na verdade, um empréstimo. O fato do 13º salário existir é a garantia que o banco possui de que o empréstimo será quitado. Por isso, a antecipação não deve ser utilizada em qualquer situação ou sempre. A prática é recomendada em casos de aquisição de bens ou de financiamentos, por exemplo. Nesses casos, a antecipação é para pagar uma ou mais parcelas.

Com o valor da antecipação em mãos, o recomendado é começar pelas dívidas mais altas, que possuem os juros maiores. Dê preferências para a dívida que está com o valor final alto e que não para de crescer. Com o dinheiro em mãos, entre em contato com a empresa credora e negocie descontos para pagamento à vista.

O que fazer quando o 13º salário não é suficiente?

Dependendo do valor das dívidas, é possível que o 13º salário não pague o valor integral. Mas, como já mencionado, o valor pode servir para ao menos aliviar as dívidas, com prioridade para as mais altas. Mesmo que o valor não seja quitado, vale sinalizar para a empresa credora o início do pagamento e negociar parcelas que não comprometam tanto os gastos mensais.

E o crédito consignado?

Outra forma de pagar dívidas é com o crédito consignado. Essa opção, inclusive, possui juros menores do que antecipação do 13º. Com essa opção, o banco possui mais garantias de que receberá o dinheiro de volta, já que o dinheiro do 13º salário é garantido, com exceção de casos de demissão. No caso de crédito consignado, as parcelas são descontadas de forma direta no INSS ou folha de pagamento.

Quer saber mais sobre como pagar suas dívidas e ficar no azul? Entre em contato para mais informações.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.