Consignado Privado: Como ter acesso a este benefício?
Empréstimo consignado privado é uma modalidade de crédito muito procurada, graças às suas taxas, que estão entre as mais atrativas do mercado.
Mas você já sabe como ter acesso a este benefício? Continue lendo o artigo e confira como funciona esse tipo de empréstimo.
O que é empréstimo consignado?
Empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que o valor das parcelas é cobrado de forma automática na folha de pagamento. Basicamente, isso significa que a mensalidade do empréstimo é debitada diretamente do salário de quem solicitou o crédito, até que o valor seja totalmente liquidado.
Esse modelo oferecido pelas instituições financeiras é muito comum para:
– Funcionários públicos;
– Aposentados;
– Pensionistas do INSS.
No entanto, o empréstimo também pode ser realizado para trabalhadores de empresas privadas. Nesse caso, chama-se de empréstimo consignado privado.
Além de ser menos burocrático do que outras modalidades de empréstimo, esse tipo de crédito tem um dos menores juros do mercado. Isso porque, como o desconto da parcela é realizado diretamente do salário do contratante, a instituição financeira tem um risco bem menor de inadimplência.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado privado?
Empréstimo consignado privado é voltado exclusivamente para pessoas que trabalham sob o regime CLT, com carteira assinada, em empresas privadas.
Como o desconto das parcelas é feito diretamente pela folha de pagamento, também é obrigatório que a empresa tenha convênio com algum agente financeiro que ofereça o crédito.
Além disso, em geral, para solicitar o empréstimo consignado, é necessário, ainda, que o funcionário esteja com a carteira assinada há, no mínimo, três meses.
Como ter acesso ao empréstimo consignado privado?
O primeiro passo para solicitar o empréstimo consignado privado é verificar com o setor de Recursos Humanos da empresa se ela é conveniada com algum banco, financeira ou Fintech autorizada a disponibilizar essa modalidade de crédito.
É possível que a organização tenha vários bancos parceiros, mas também que não tenha convênio com nenhuma instituição que ofereça esse tipo de empréstimo. Nesse caso, o funcionário fica impossibilitado de contratar o crédito e pode tentar junto ao RH que a empresa faça convênio com alguma instituição financeira.
Com as tecnologias atuais, todo o processo pode ser feito de forma online, com menos burocracia e muito mais agilidade. Se tudo estiver certo com os documentos, o crédito pode ser liberado em até 02 dias úteis.
Que valor pode ser emprestado nesta modalidade?
Quem define o limite do valor de empréstimo para o funcionário é a própria entidade financeira. No entanto, por lei, essa quantia não pode ultrapassar de 35% do salário do contratante.
Desse valor, 30% podem ser voltados para o empréstimo, enquanto os outros 5% são exclusivos para uso em cartão de crédito.
O objetivo desse limite é evitar o prejuízo financeiro dos trabalhadores, comprometendo somente parte do salário com as parcelas do empréstimo.
Caso você tenha ficado interessado e trabalha em uma empresa que ainda não tem convênio para crédito consignado, entre em contato com a gente!
Somos uma plataforma online que tem como objetivo simplificar o crédito consignado privado, ajudando as empresas no acompanhamento dos créditos dos funcionários e os trabalhadores, com um serviço seguro e sem burocracia. Cadastre sua empresa em nosso site!